Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Dourados 22 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Mergulhadores são flagrados retirando ametistas do rio Paraguai

Geral – 19/08/2009

A Marinha do Brasil flagrou no domingo passado (16) uma equipe de mergulhadores retirando do fundo do rio Paraguai a carga de ametistas que afundou junto com uma barcaça no dia 2 de agosto. Os mergulhadores já haviam retirado 2,8 mil quilos de pedras, depositadas na balsa Cachara, que foi apreendida junto com a carga e rebocada até o 6º Distrito Naval.
Os mergulhadores foram ouvidos e liberados em seguida. Disseram que trabalhavam a mando do dono da carga, um boliviano, cujo nome não foi divulgado pela Marinha. A retirada é irregular, segundo explicou a assessoria da Marinha, porque o dono precisa apresentar um projeto para reflutuação da barcaça e só então retirar a carga.
A embarcação de bandeira boliviana levava 31 mil quilos de ametistas, retiradas de jazidas na Bolívia. Era rebocada pelo barco Alexander I, de bandeira brasileira. Esse mesmo rebocador estava conduzindo a balsa Cachara, que foi apreendida no domingo pela Marinha.
O flagrante aconteceu durante a realização da Operação Xaraés II, no Pantanal. Não há guarnição no local em que a embarcação afundou com as ametistas, pelo menos não da Marinha.

Fonte: Midiamax

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial