fbpx

Desde 1968 - Ano 56

21.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoMel: Importante produto de origem animal

Mel: Importante produto de origem animal

Espaço Vet Informa – 09/05/2012

 
 () Espaço destinado aos alunos do Curso de Medicina Veterinária das Faculdades Anhanguera Dourados sob a coordenação da professora MV Creilda Santos Alves.
O mel é usado como alimento pelo homem desde a pré-história, e por vários séculos foi retirado dos enxames de forma extrativista e predatória, muitas vezes causando danos ao meio ambiente e matando as abelhas. Hoje há uma preocupação em proteger os enxames, instalá-los em colmeias racionais, manejá-los de forma que proporcione uma maior produção de mel sem causar prejuízo para as abelhas e com qualidade assegurada do produto sem oferecer riscos a quem consome.
Por ser um produto de origem animal deve passar pela inspeção veterinária de um órgão municipal, estadual ou federal. Jamais comprar produtos clandestinos, sem identificação, pois não há como se defender em casos de doenças transmitidas pelos alimentos ou possíveis fraudes.
O mel é um alimento nutritivo além de ser terapêutico. Na constituição do mel encontra-se a glicose, a frutose, minerais, ácidos orgânicos, enzimas, água e partículas sólidas provenientes da colheita.
É possível explorar a atividade e obter com a criação racional das abelhas, produtos como: pólen apícola, geleia real, rainhas, polinização, apitoxina e cera. Ocupamos hoje a 6ª posição na produção de mel, atrás somente da China, Estados Unidos, Argentina, México e Canadá.
A qualidade do produto depende das características que ele possui, tais como a cor, sabor, aroma, cristalização, umidade, viscosidade, entre outras. A coloração do mel depende muito da origem da flor, podendo ser claro, vermelho, dourado ou escuro . Em função da coloração, o sabor e aroma sofrem alterações, preservando o valor nutritivo.
Na escolha observar que o mel mais escuro tem uma maior quantidade de minerais que o de coloração clara e este é mais aceito no mercado mundial, sendo vendido com maior preço.
Uma curiosidade sobre esse produto é que o mel puro pode cristalizar e para sair esses cristais  deve ser aquecido em banho-maria em temperatura nunca superior a 45º C, dessa forma  sem perder os seus nutrientes.
Para finalizar algumas propriedades do mel: aumenta o teor de hemoglobina no sangue, auxilia no tratamento das doenças do coração e pulmonares, também no tratamento de infecções bucais, como dor de garganta, no combate a anemia, age como diurético, torna o organismo mais resistente, prevenindo-o da gripe e outras doenças causadas por vírus e bactérias. Além disso, o mel é cicatrizante e com o açúcar presente, na composição do mel, a frutose, ajuda no combate à ressaca, fadiga e repõe as energias.
Por isso o consumo desse produto de origem animal, com origem reconhecida é recomendado como base alimentar. Boa semana a todos.
 
(
) Acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária da Anhanguera Dourados – Anderson Vendruscolo, Carlos Eduardo Zanetti, Cristiani Paula Souza, Kcleyr Gonçalves dos Santos, Robson Soares Capecci, Simoni Amaro e Winnie Batista Gonçalves; e
 

Fonte: Folha de Dourados

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS