Desde 1968 - Ano 56

32.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaMato Grosso do Sul poderá ter canal 24 horas para vítimas de...

Mato Grosso do Sul poderá ter canal 24 horas para vítimas de crimes digitais

Mato Grosso do Sul poderá contar com um canal de atendimento 24 horas voltado para orientar e prestar suporte a vítimas de crimes digitais. A proposta, apresentada na Assembleia Legislativa, prevê a criação da Política Estadual de Enfrentamento a Golpes Digitais, com foco na prevenção, assistência às vítimas e recuperação de prejuízos financeiros causados por fraudes eletrônicas.

Segundo a deputada estadual Gleice Jane (PT), entre as ações planejadas está o lançamento do “Disque-Golpe”, serviço gratuito para denúncias e orientação sobre procedimentos de recuperação de valores, incluindo mecanismos como o Mecanismo Especial de Devolução do Pix.

De acordo com informações do site Top Midia News, a proposta também prevê a formação de um Comitê Gestor Interinstitucional, que reunirá órgãos como o Procon-MS, Secretaria de Segurança Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública, visando coordenar ações contra fraudes digitais.

O Procon será responsável pelo atendimento especializado às vítimas, oferecendo um registro simplificado de reclamações, enquanto a Procuradoria-Geral do Estado poderá ingressar com ações coletivas em casos de fraudes sistêmicas.

Atualmente, o texto está em tramitação na Assembleia Legislativa, aguardando análise e possíveis ajustes antes de sua aprovação. (M.E)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS