fbpx

Desde 1968 - Ano 56

20.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaMarçal e o secretariado, Alan na Assembleia, votos revelados, Pepa na Mesa,...

Marçal e o secretariado, Alan na Assembleia, votos revelados, Pepa na Mesa, Geraldo e Boca

Juca Vinhedo –

Nada melhor para fazer jus à memória de Tancredo do que reconhecer que a conciliação que ele mais desejava era a do povo com o Estado. A democracia foi a ponte pela qual sempre trabalhou. E continua a ser o melhor caminho para o povo e as instituições brasileiras. (Fernando Henrique Cardoso, no livro “Brasileiros”).

Qual a receita?

O vereador Antonio Francisco da Silva o “Zuza” (PV), de Itaquiraí, provavelmente é o mais antigo detentor desse cargo em Mato Grosso do Sul. Ele está no oitavo mandato consecutivo e foi reeleito para mais uma legislatura, podendo chegar aos 36 anos de atuação legislativa ininterrupta. Ele já passou pelos mandatos dos prefeitos Renato Tonelli, Márcio Tomazelli, Edson Vieira (Eidi), Sandra Cassone, Ricardo Fávaro e agora de Thalles Tomazelli.

Estilo durão

As especulações sobre os nomes que deverão compor o primeiro escalão da Prefeitura douradense sob o comando de Marçal Filho (PSDB) correm soltas e atendem a todos os gostos. No entanto, fonte próxima garante que o futuro mandatário não revela nada, a ninguém (nem mesmo aos indicados), antes dos segundos finais dos quarenta e cinco minutos do segundo tempo. A agonia, diz ele, é geral.

Agora vai?

Nome sempre lembrado como provável secretário municipal de Saúde, em todo processo de formação de secretariado municipal, o médico Jamal Haddad novamente está tendo seu nome citado para compor a equipe do prefeito eleito Marçal Filho. Filiado ao PSDB, é um nome respeitado na classe médica, foi durante mais de doze anos presidente da Unimed de Dourados.

Não esqueçam de mim

Como não poderia deixar de ser, na “Padaria do Fuxico”, quase todo mundo da política que esteve no palanque de Marçal Filho, pode sentir o gostinho de ter seu nome citado para o futuro secretariado. Entre os lembrados nas mesas da Pão Dourado, por exemplo, estão o ex-vereador Silas Zanata, para a Secretaria de Agricultura; o ex-vereador Fábio Luiz (Planejamento); vereador Rogério Yuri (Meio Ambiente); Deumeires Morais (Educação), entre muitos outros.

Votos revelados

A inauguração do CER (Centro Especializado em Reabilitação) de Dourados, realizada na última sexta-feira (18) serviu para algumas revelações públicas. Em seu discurso, o prefeito Alan Guedes (PP) afirmou ter votado no deputado Geraldo Resende para prefeito, em 2016, ao que o parlamentar retrucou: “e eu devolvi, votando em você para prefeito esse ano”. Ambos perderam as respectivas eleições.

Combinado com os russos

Pelos corredores da Câmara corre a informação de que o ex-vereador e agora eleito vereador Pedro Pepa (União Brasil) será o futuro presidente da Câmara de Vereadores de Dourados. As articulações, dizem, já teriam sido finalizadas pelo deputado estadual Zé Teixeira (PSDB).

Ampla, geral e irrestrita

A concessão de uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, tanto para devolver a ele a elegibilidade, quanto em relação a uma provável condenação em relação à tentativa de golpe é o “sonho dos sonhos” do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Ele, inclusive, vem trabalhando para isso. Se acontecer, será interessante o pessoal que chama o presidente Luiz Inácio de “descondenado”, conseguir um termo diferente para o ex-mandatário do PL.

Engrenagens conectadas

O tal “projeto da anistia”, segundo representantes da “direita”, em análise na Câmara dos Deputados, tem o objetivo de perdoar quem participou do quebra-quebra, fez doações ou apoiou por meio de redes sociais os ataques do dia 8 de janeiro de 2023. Mas a intenção de lideranças do PL é incluir o ex-presidente Bolsonaro no Projeto de Lei, para o caso de uma eventual condenação pela tentativa de golpe, como mentor intelectual.

Para boi ruminar

Deputado federal Geraldo Resende contesta colunista político da capital que afirmou que o parlamentar deverá deixar o PSDB, “por falta de espaço” no partido. O parlamentar avalia que está fortalecido na sigla, com a eleição de mais de cinquenta prefeitos apoiados por ele na eleição deste ano.

Eu tenho a força

Outro que, segundo muitos avalistas saiu fortalecido da última campanha é o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), que conseguiu eleger a esposa, Gianni Nogueira (PL) como vice-prefeita de Dourados. Ela, inclusive, é citada como provável futura secretária de Assistência Social.

De Dourados para a capital

Com a derrota do projeto de reeleição, o prefeito Alan Guedes (PP) deverá focar, doravante, na ideia de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de MS. Foi o que o próprio falou em evento público realizado na semana passada. Avaliou que fez uma boa gestão em Dourados, sem escândalos de corrupção, que é jovem e que tem muito chão pela frente, na seara política.

Conforme o figurino

Acontecem na sede do Procon em Dourados, os trabalhos da equipe de transição administrativa. A conclusão está prevista para 13 de novembro. Do lado da atual administração, foram indicados os servidores Paulo César Nunes da Silva, Ernani de Almeida Silva Júnior e Luiz Constâncio Pena Moraes. Da parte do prefeito eleito: José Luiz Azevedo (contador), Cristina Mota (advogada) e vereador Fábio Luis (arquiteto e urbanista).

Em tempo, Boca

Mensagem recebida pela professora universitária e médica veterinária, Creilda Santos, viúva do multiartista Ilson Boca Venancio, falecido na noite de 26 de julho passado:

Olá Creilda, Tudo bem? Sou Simone Moreira da Câmara Municipal de Dourados.
O motivo do meu contato seria para lhe avisar que o senhor Ilson Venâncio (In Memoriam) foi contemplado pela comissão dentre os indicados para receber o Prêmio “Ildefonso Ribeiro da Silva 2024”, que é destinado a agraciar escritores do município de Dourados que tenham se destacado na produção literária Sul mato-grossense. A entrega será no dia 29/10/2024, às 19h00, no Plenário da Câmara Municipal de Dourados/MS. O convite se estende a família e amigos, como desejar. Por gentileza, passar o e-mail para que possamos lhe enviar o Convite Oficial. Qualquer dúvida estamos à disposição. Atenciosamente, Secretaria Legislativa.

BASTIDORES DO PODER

Causas difíceis

O general Artur Costa e Silva, o ditador do AI-5, recebeu o vice-líder da Arena no Senado, Eurico Resende (ES), e não economizou elogios: “⁠Gosto muito da forma como o senhor defende o meu governo…” A resposta de Resende foi desconcertante: “⁠Presidente, sou advogado criminalista há trinta anos!” Ao perceber o constrangimento do ditador com a resposta, o senador completou: “É que estou acostumado a defender causas difíceis…” (Jornalista Cláudio Humberto, na Coluna “Diário do Poder, edição de 29/09/24)

ENQUETE

MAIS LIDAS