José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –
Nasceu no dia 10 de fevereiro de 1897 em São Borja-RS.
Migrou para Mato Grosso em 1908 quando seu avô Manoel Martins vendeu sua pequena estância de 48 hectares, herddada de sua mãe Rosa Maria da Silva ao primo Francisco Martins Dutra. Chegando aqui com o pai Domingos Martins, viveram por um tempo na região de Santa Virgínia, Porteira Ortiz no Municipio de Ponta Porã. Casou-se com minha vó Elisa Gomes Martins, morou por um tempo na Fazenda da Resignação, parte dela hoje foi doada pela família Colonia Militar dos Dourados, ali nasceu minha mãe. Depois de alguns anos na década de 40 mudou-se para Picada do Romualdo onde exerceu a profissão de comerciante, pecuarista, juntamente com meu pai.
Faleceu no dia 22 de junho de 1978 e seus restos mortais estão no cemitério da família no Distrito da Picadinha na companhia de terceiros. Está em andamento um loteamento rural na nossa propriedade com o nome Mata de Lobos onde no projeto uma das ruas leva seu nome.
Muitas pessoas que vieram à nossa região que poderiam ser homenageadas como pioneiras, mas não são lembradas porque nem todas têm prova de algo que fizeram para serem consideradas.
Na sua atividade comercial meu avô tinha que prestar conta e recolher os tributos na agência de arrecadação em Ponta Pora, pois nesse período abrangia o Território Federal e era também a sede da capital.

(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.

