No último dia 10 de abril, uma noite especial e histórica tomou conta da Câmara Municipal de Dourados. O evento AcolhEduc, proposto pelo vereador Franklin Schmalz (PT), reuniu educadores, estudantes, instituições públicas e representantes da sociedade civil em defesa de uma educação pública mais inclusiva, plural e comprometida com os direitos de crianças e adolescentes imigrantes da Reme (Rede Municipal de Ensino).
A noite foi aberta com uma apresentação cultural protagonizada por alunas da Reme, um momento simbólico que reforçou o papel da escola pública como espaço de acolhimento, transformação e resistência. Durante o evento, foi realizado o lançamento da cartilha “Entre Saberes, Vivências e Línguas”, um material pedagógico elaborado de forma colaborativa que visa apoiar professores e comunidades escolares na recepção e no acompanhamento de estudantes imigrantes. A cartilha é um instrumento que reconhece e valoriza a pluralidade linguística das escolas e promove o direito à educação com equidade.
Outro marco celebrado foi a implementação da prova de nivelamento em espanhol para estudantes imigrantes, medida que garante mais equidade no processo de avaliação e aprendizagem. O objetivo agora é ampliar a política para outras línguas, respeitando a multiplicidade de histórias e identidades que compõem a comunidade escolar.
“Educar é escutar, é reconhecer a trajetória de cada criança e garantir que todas tenham condições reais de aprender. A prova de nivelamento em espanhol é uma conquista coletiva e vamos seguir lutando para que mais línguas sejam incluídas, garantindo justiça educacional para todos e todas”, destacou o vereador Franklin.
O evento contou com a participação do Prof. Dr. Hermes Moreira Junior, diretor da Faculdade de Direito Relações Internacionais da UFGD; da Prof.ª Dra. Edilaine Buin Barbosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD); e da Prof.ª Dra. Rosana Daza, coordenadora de Assuntos Educativos Sociais da Associação de Imigrantes Dunamis Multicultural. Os três palestrantes têm ampla experiência no tema da educação, diversidade linguística e migração.
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), UEMS, UFGD, Associação de Imigrantes Dunamis Multicultural, Câmara Municipal de Dourados e contou com o apoio direto do mandato do vereador Franklin Schmalz. Também estiveram presentes os vereadores Alex Cadeirante (PSDB), representando a presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), e Elias Ishy (PT), colega de bancada de Franklin e também defensor das pautas ligadas à inclusão e à educação pública.
O AcolhEduc reafirma o compromisso de Dourados com uma educação que acolhe, transforma e valoriza a diversidade.