fbpx

Desde 1968 - Ano 56

17.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEducaçãoLucimar Rosa Dias trabalha a valorização racial por meio das crianças

Lucimar Rosa Dias trabalha a valorização racial por meio das crianças

09/03/2013 17h04

Lucimar Rosa Dias trabalha a valorização racial por meio das crianças

Autora tem livro infantil que mostra que as diferenças devem ser tratadas como qualidades

Andréia Menezes Lorenzoni

Nossa quinta homenageada na Semana da Mulher da Editora Alvorada é um ícone sul-mato-grossense quando falamos sobre a luta pela igualdade racial e a valorização das etnias. Lucimar Rosa Dias é um exemplo que, com muito empenho e personalidade, trava uma batalha constante contra a discriminação e o preconceito racial e das mulheres.

Professora Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça na UFMS, Lucimar já ministrou diversas palestras e participou de encontros em todo o Brasil a fim de expor suas ideias e estudos de cultura racial.

No entanto, para se construir uma sociedade em que a diferença seja considerada um valor, Lucimar decidiu ampliar seus métodos de valorização e expandir o conhecimento também para crianças: assim, surgiu o livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um”.

Com a narrativa envolvente de Lucimar e ilustrações apaixonantes de Sandra Beatriz Lavandeira, “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” mostra o cotidiano de uma criança de forma atual. Ele conta a divertida história de Luanda, uma menina alegre e vaidosa que está o tempo todo brincando.

Muito sapeca e com uma família muito unida, Luanda adora variar os penteados em seu cabelo crespo para ir à escola fazendo trancinhas, deixando solto ou colocando enfeites coloridos em seus rolinhos para desfilar no recreio.

Luanda é a filha do meio de uma família muito autêntica. A casa é composta pela mãe, que adora jardinagem; o pai, que gosta de cozinhar e ver futebol; o irmão mais velho que curte ler livros e jogar videogame; o mais novo que está o tempo todo brincando de esconde-esconde e a vovó, que é super moderna e faz caminhadas ouvindo rock. Estimulando a criança a valorizar suas características pessoais, Lucimar consegue ao mesmo tempo, brincar com a descoberta da personalidade e individualidade de cada um.

Na mesma linha de estudos, Lucimar foi organizadora da “Coleção Outras Histórias – Culturas Afro-brasileiras e Indígenas”, elaborada para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ricos em ilustrações e textos de curiosidades, os cinco livros da coleção transmitem a história nacional e ampliam a noção da cultura afro-brasileira e indígena. Ao ter um conhecimento maior da luta dos povos que inicialmente habitaram nosso país, é possível conduzir a criança a uma reflexão mais aprofundada da riqueza multicultural que compõe nosso país.

Além de extenso conhecimento cultural e histórico, Lucimar Rosa Dias é uma mulher que esbanja qualidades. Mas o que mais chama a atenção é a de Lucimar ter uma virtude que encontramos em poucas pessoas: a invejável luta pelos direitos sociais de cada cidadão e a persistência na esperança de um mundo mais igualitário.

Serviço: Os livros de Lucimar Rosa Dias podem ser adquiridos na loja da Editora Alvorada, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 623, ou pelo site: www.editoraalvorada.com.br/lojavirtual

Por: Folha de Dourados

Lucimar Rosa Dias trabalha a valorização racial por meio das crianças

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS