Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Dourados 22 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Leonardo lança comitê em Dourados com projetos voltados para o interior

OAB – 13/10/2009

À partir das 19 horas de hoje acontece em Dourados o lançamento do comitê de campanha do candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) Leonardo Duarte. O comitê será na esquina da Rua Major Capilé com a Nelson Araújo (Calçadão). Na cidade, Leonardo conta com o apoio do advogado César Câmara, candidato à presidência da subseção. 
Entre as propostas de Leonardo Duarte, diversas beneficiarão diretamente a cidade de Dourados. Uma delas, de fundamental importância, é o projeto OAB itinerante que levará, a cada seis meses, a diretoria do conselho seccional a cada uma das subseções, para ter contato com a realidade do interior e atender suas necessidades.  
De acordo com César Câmara na cidade “muita coisa é só para propaganda e não existem ações consistentes”. “Vários colegas têm os direitos de prerrogativas desrespeitados e não está sendo feito um trabalho forte para combater isso. Temos problemas inclusive na Justiça Federal, onde temos só um balcãozinho de atendimento e na sala de audiência e somos colocados em uma posição inferior. A OAB deveria andar mais perto para ver isso”, acredita Câmara. 
“Temos problemas também na OAB com atendimentos a advogados em Dourados. Falta uma aproximação entre os colegas de Dourados e de Campo Grande e, quando se fala em prerrogativas, temos que ver o Estado inteiro”, diz o candidato. Além disso, afirma que Leonardo trará à OAB um “respaldo maior na luta pelos direitos dos advogados e também orientações constantes, principalmente por conta das mudanças na legislação”. 
Também faz parte das propostas de Leonardo, o projeto “Biblioteca Virtual do Advogado”. Com esse projeto, a Escola Superior de Advocacia (ESA), criará um site onde artigos jurídicos, jurisprudências e modelos de peças processuais poderão ser acessados por qualquer advogado. 
ACESSO 
Outra ação ligada diretamente a ESA é o projeto “ESA Virtual”, que tornará as palestras e cursos gratuitos da ESA disponíveis a todos os advogados, em qualquer lugar do Estado, através de links no youtube. Os profissionais poderão se atualizar constantemente com o apoio da ESA, independente de onde estiverem. 
Câmara acredita que é uma forma de auxiliar os advogados, que não existe até então nada fora “alguns links para outros sites colocados no site da OAB”. “Além disso, os advogados precisam sentir a presença das pessoas. Por isso estamos prevendo a realização de cursos e simpósios, inclusive para discutir os problemas locais da advocacia. Precisamos nos fortalecer e para isso é necessário um trabalho conjunto”, frisa. Outra facilidade proposta por Leonardo é a “Central de Cópias do Advogado”. Uma das dificuldades encontradas por esses profissionais é a obtenção de cópias de processos que estão em comarcas diferentes das que eles se encontram. Por meio da Central de Atendimento ao Advogado, será possível que a OAB envie ao advogado por email cópia digitalizada do processo que ele necessita.  
O benefício atingiria todas as subseções de Mato Grosso do Sul, por meio de uma máquina de scanner digital para cada subseção, e a designação de funcionários específicos para o atendimento. “Até a própria OAB é um empecilho para conseguirmos cópias. Os cartórios falam que não podem nos fornecer e pedem que alguém da OAB leve a autorização. Ligamos, pedimos e ninguém vai. Sabemos que a OAB não é secretária de ninguém mas, em casos de urgência precisamos que nos auxilie. Falta um padrão de atendimento”, finaliza Câmara. 
Serviço – O Lançamento do comitê de campanha de Leonardo Duarte em Dourados acontece a partir das 19 horas na esquina da Rua Major Capilé com a Nelson Araújo (Calçadão).

Fonte: Folha de Dourados

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial