A Latam Airlines decolou pela primeira vez nesta segunda-feira (8) do Aeroporto Fransciso de Matos Pereira com 94% de ocupação do Airbus A319, que tem capacidade para 144 passageiros. A decolagem às 9h25 marcou o início das operações da empresa em Dourados, com o primeiro voo que aterrissou às 8h25, cerca de 15 minutos mais cedo que o previso, que era 8h40. A área de check-in da Latam ficou congestionada, com dezenas e dezenas de passageiros se apresentando para o primeiro voo partindo de Dourados, cidade com cerca de 265 mil habitantes, mas que tem uma população regional que se aproxima de 1 milhão de pessoas.
A operadora adiantou que a média de venda de passagens para os próximos voos, na quinta (11) e sexta-feira (12) está superior a 90%, o que é considerado excepcional para uma rota em início de operação. “Estamos muito satisfeitos com o início da operação em Dourados e, certamente, faremos estudos para para ampliar o número de voos semanais”, adiantou Elisa Pereira, gerente de Aeroportos da Latam, que acompanhou o primeiro voo do Aeroporto Internacional de Guarulhos até Dourados.

O jornalista Valfrido Silva embarcou no primeiro voo que decolou de Dourados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde fará conexão para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. “Com a retomada dos voos comerciais tudo fica mais próximo”, enfatizou. “Daqui duas horas estarei em São Paulo e mais duas horas chegarei em Porto Alegre para passar uns dias com os netos”, completou. “Não dá para entender como uma cidade do porte de Dourados, com um potencial econômico tão grande, fica tanto tempo com seu aeroporto fechado”, finalizou.
O empresário Ben Hur Laprano disse que a retomada de voos em Dourados é importante e fundamental para a economia de toda a região. “Utilizo serviços de aeroportos com frequência e ter que se deslocar para Campo Grande, três horas de viagem por rodovia para poder embarcar para São Paulo era muito cansativo”, ressaltou. “Agora estamos aguardando que a cidade possa ter voos diários, para ficar ainda melhor”, completou, compartilhando um sentimento que já é de todos os douradenses que precisam e costuma viajar de avião.

O empresário Adilson Pimenta disse que a retomada de voo é histórico e destacou esse novo momento de Dourados. “Ir para Campo Grande pegar voo acaba sendo cansativo e ir para Ponta Porã, não era garantia que embarcaria no voo”, lembrou. “Essa retomada irá favorecer muito a cidade, conectando Dourados com o mundo, ampliar o network e trazer novas empresas para o município”, enfatizou.
A Latam Airlines operou, em média, 736 voos domésticos (dentro do país) no mês de agosto de 2025 e encerrou o primeiro semestre com 22,6 milhões de assentos no mercado nacional. No segmento internacional, foram 4,3 milhões de assentos vendidos no primeiro semestre deste ano. A companhia também ampliou destinos e rotas. No mercado doméstico, os voos diretos passaram a atender 59 aeroportos com o início das operações para Bonito, Dourados e Parnaíba (PI). Serão inauguradas pela Latam Airlines neste segundo semestre 12 novas rotas domésticas, além de seis internacionais.

ATRAÇÃO
O retomada dos voos comerciais em Dourados virou atração para dezenas de pessoas que foram para a Cabeceira 24 da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Elas estacionaram os carros ao longo da Avenida Guaicurus, armaram cadeiras de praia e ficaram esperando o Airbus A319 da Latam Airlines taxiar até a cabeceira 06 para percorrer a pista e decolar. Famílias inteiras esperavam pela decolagem que há mais de 4 anos não acontecia em Dourados e não perderam a oportunidade de filmarem o jato da Latam.
A cabeleireira Ignes Maria Alencar levou as duas filhas para assistir a decolagem. “Elas nunca viram um avião subir e ficaram encantadas com o tamanho desse jato, além do barulho que sae das turbinas”, contou. “O mais importante é que agora nossa cidade está ligada ao mundo e desde o começo do governo Marçal Filho eu sabia que isso iria acontecer, porque agora nossa cidade tem gestão competente e preocupada com o desenvolvimento de Dourados”, ressaltou.
