Desde 1968 - Ano 56

22.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBrasilLançamento do processador M3 da Apple: o que nós sabemos

Lançamento do processador M3 da Apple: o que nós sabemos

- Advertisement -

O novo processador da Apple, o M3, foi lançado nos Estados Unidos no final de outubro de 2023 e, no início de novembro, já estava disponível no mercado brasileiro. O M3 é o ‘’coração e a alma’’ das novas linhas de MacBook Pro e iMac.

O novo processador é superlativo em todos os quesitos, e custou um investimento de 1 bilhão de dólares da empresa. Achou o investimento alto? Espere até ver os preços. Conheça a nova geração de chips da Apple: M3, M3 Pro e M3 Max.

Uma nova geração de processadores

Os antigos chips M1 foram, definitivamente, superados pela nova geração. É a primeira vez que um chip de PC é construído com uma arquitetura de três nanômetros. Você encontrará estes chips no iMac e no MacBook Pro, com telas de 14 a 24 polegadas.

A inovadora arquitetura do chip atingiu avanços significativos. Dentre eles, uma melhoria no desempenho de GPUs e CPUs, além de reduzir o consumo de energia pela metade, em comparação com a geração anterior. Nas prateleiras, o MacBook com M3 mais barato sai por R$18.499.

Jogos online e softwares pesados

Se você quer um computador apenas para navegar na internet, e ver vídeos, certamente poderá encontrar uma opção mais em conta. No entanto, um computador que já vem com ray tracing, mesh shading, e é especializado em lidar com Inteligência Artificial, tem tudo para atrair gamers e profissionais que utilizam programas profissionais de edição.

O M3 é capaz de rodar qualquer tipo de animação online continuamente, e por longos períodos. O desempenho da GPU (unidade de processamento gráfico) foi otimizado por uma nova tecnologia: Dynamic Caching. O dynamic caching distribui a memória necessária para diferentes funções automaticamente, garantindo uma melhor performance da GPU.

Ray tracing é uma forma avançada de renderizar a refração da luz em diferentes ambientes, criando animações e gráficos 3D incrivelmente realistas. Inicialmente, a tecnologia foi utilizada no cinema, onde a renderização em tempo real não é um problema.

Atualmente, existem diversos jogos utilizando ray tracing. Porém, poucas placas de vídeo são capazes de lidar com as operações extremamente complexas que esta tecnologia demanda. A nova geração de computadores da Apple já vem com esta característica de fábrica.

A família M3

Existem três versões do processador M3. Porém, até mesmo a versão mais básica faz a concorrência parecer antiquada. Confira as principais especificações abaixo. 

M3

A nova arquitetura do chip básico já oferece um avanço de 65% na velocidade da GPU, em relação ao M1. Nesta versão, a GPU funciona com 10 núcleos. O CPU conta com oito núcleos: metade para desempenho, metade para eficiência. Esta configuração é capaz de lidar com um monitor externo e com uma memória unificada de até 24GB.

M3 Pro

A versão intermediária utiliza seis núcleos de eficiência, mais seis de desempenho, em seu CPU de 12 núcleos. Sua GPU chega a ser 40% mais rápida do que a geração M1, contando com 18 núcleos. Sua memória unificada também é superior, podendo chegar até 36GB.

M3 Max

A versão Max faz jus ao nome, e ultrapassa as opções anteriores com expressiva vantagem. É capaz de lidar com uma memória unificada de até 128GB, com uma CPU de 16 núcleos, sendo 12 para desempenho e quatro para eficiência. Sua GPU de 40 núcleos garante uma performance até 50% mais veloz do que a geração M1.

Aperte qualquer tecla para continuar

Pixabay

As potencialidades no novo processador da Apple são tão impressionantes quanto o seu valor inicial. Sem dúvida, a companhia investiu pesado em sua criação, o que se reflete em sua qualidade e capacidade.

Embora o valor possa surpreender o consumidor comum, um PC gamer, ‘’top de linha’’, pode facilmente ultrapassar os R$20 mil. Profissionais que dependem de computadores com alta capacidade de processamento também costumam investir alto em suas ferramentas de trabalho.

Article Review
Comments: The text is excellent. Great tone/style, great information and structure. The article follows the relevant compliance regulations.
Rating: Minor
- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -