Desde 1968 - Ano 56

29.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaJustiça realiza júri popular de PMs acusados de matar menor de 13...

Justiça realiza júri popular de PMs acusados de matar menor de 13 anos

Dois PMs serão levados a júri popular na última terça-feira (10) pela morte do estudante Thiago Menezes Flausino, em 2023. O adolescente de 13 anos foi assassinado a tiros durante uma operação na Cidade de Deus, Zona Sudoeste do Rio.

Antes do julgamento começar, o pai de Thiago, Diego Flausino, afirmou que a expectativa da família é a condenação dos dois policiais.

“Vamos esperar que a Justiça aconteça. Vai ser meio que um alívio. Eles têm que pagar de alguma forma”, afirmou.

São esperadas 11 testemunhas: 5 de acusação, 5 da defesa e o sobrevivente, Marcos Vinícius, que foi o primeiro a ser ouvido e interrogado tanto pela acusação quanto pela defesa.

Marcos Vinicius reforçou que nunca viu Thiago Flausino armado e não estava armado no dia em que foi morto.

No plenário, os espectadores se dividiam: de um lado, familiares dos policiais e ativistas ligados à defesa de PMs. De outro, familiares do Thiago e ativistas pelo fim da violência policial. O pai do Thiago com uma camisa: Thiago vive em mim.

O Ministério Público fez dois relatórios que citam inconsistências nas versões dos dois policiais réus. Uma delas é que, inicialmente, os dois alegaram que estavam com uma viatura com sirene. Posteriormente, os PMs admitiram que estavam usando um carro particular no momento da abordagem contra Thiago e Marcos Vinícius.

Inicialmente previsto para o dia 27 de janeiro, o julgamento foi adiado após divergências envolvendo uma prova apresentada pela Defensoria Pública do Rio.

O adiamento gerou revolta entre parentes e amigos de Thiago. A mãe do adolescente, Priscila Menezes, chegou a desmaiar.

Antes da decisão, familiares de Thiago e representantes de movimentos contra a violência policial realizaram uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no Centro da capital. (Informações g1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS