Desde 1968 - Ano 56

26.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioRegiãoJustiça Federal de Dourados envia ação da Fazenda Ipuitã para Comissão de...

Justiça Federal de Dourados envia ação da Fazenda Ipuitã para Comissão de Soluções Fundiárias

Comissão de Soluções Fundiárias buscará saída conciliatória com oitivas separadas entre os Guarani e Kaiowá e os fazendeiros

Por Assessoria de Comunicação – Cimi –

A Segunda Vara da Justiça Federal de Dourados encaminhou, na tarde desta quinta-feira (30), o processo de reintegração de posse da Fazenda Ipuitã, sobreposta à Terra Indígena (TI) Guyraroká, em Caarapó (MS), à Comissão de Soluções Fundiárias. A fazenda foi retomada pelos Guarani e Kaiowá no último dia 21 de setembro.

Na mesma decisão, a Justiça Federal manteve o entendimento do Tribunal Regional Federal da 3a Região (TRF-3) que, para impedir a escalada da violência na fazenda retomada,  é necessária a substituição da Polícia Militar (PM) pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) ou Polícia Federal (PF).

No final da manhã e início da tarde, o desembargador do TRF-3 Cotrim Guimarães voltou atrás em decisão tomada na terça-feira (28). Neste novo despacho, o magistrado determinou a saída da PM da fazenda retomada pelos indígenas.

Com as decisões desta quinta, a PM terá de se retirar da fazenda retomada pelos Guarani e Kaiowá na TI Guyraroká

Ocorre que nesta mesma decisão, Guimarães deliberou sobre o conflito de competência determinando que a Segunda Vara da Justiça Federal julgasse a ação, incluindo o pedido liminar de reintegração impetrado por Luzia Mei de Oliveira, proprietária da fazenda, e pela Agropecuária Esperança S/A, arrendatária da área.

O imbróglio judicial vem sendo acompanhado e peticionado pela Procuradoria Federal Especializada da Advocacia-Geral da União (AGU) em Mato Grosso do Sul, que atua junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Com as decisões desta quinta, a PM terá de se retirar da fazenda retomada e a ação de reintegração de posse seguirá os ritos processuais da Comissão de Soluções Fundiárias, que buscará uma saída conciliatória a partir de oitivas com os Guarani e Kaiowá e os proprietários da Fazenda Ipuitã.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS