Os alunos do ensino médio estão prestes a entrar em um mercado de trabalho muito diferente do que as gerações anteriores enfrentaram.
Especialistas em tecnologia e economia concordam amplamente que a IA (Inteligência Artificial) está preparada para desromper muitos empregos e pode eliminar alguns completamente.
E os cargos de nível inicial provavelmente estarão na vanguarda dessa mudança. Embora o emprego permaneça razoavelmente alto entre todos os grupos nos Estados Unidos, ele sofreu uma queda recente para jovens de 20 a 24 anos.
Encontrar um emprego em ciência da computação — um campo que até recentemente parecia um bilhete dourado para uma carreira estável e de alto salário — já se tornou muito mais competitivo à medida que a IA assume mais desse trabalho, reduzindo o número de oportunidades.
Enquanto isso, as escolas de ensino médio estão lutando para determinar como ensinar os alunos sobre a IA e se as crianças devem ter permissão para usá-la em seus estudos.
Os alunos estão usando-a, quer pretendam ou não; um estudo do Pew Research Center de 2024 descobriu que metade dos adolescentes dos EUA disse ter usado o ChatGPT para o dever de casa.
Tudo isso está mudando a forma como alguns jovens estão planejando a faculdade e suas carreiras.
Alguns estão optando por entrar em campos práticos como a saúde, que parecem mais seguros, enquanto outros estão aprendendo como aplicar a IA ao seu cargo desejado.
A CNN Internacional falou com três atuais alunos do ensino médio para saber como a IA está impactando seus planos.
(Informações R7)

