José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –
Dentre as árvores que estão no quarteirão da Avenida Weimar Goncalves Torres, entre a Rua General Osório e General Floriano onde resido, uma já está moribunda, a outra foi destruída por um vadio que estava bêbado e conduzia um carro que evadiu-se do local para não ser preso e está brotando e poderá tornar-se futuramente outra árvore.
Nos dois mandatos anteriores da municipalidade, publiquei várias matérias cobrando providências para a retirada das ervas daninhas que já estavam atacando os pés de ipês e enviei vários pedidos ao legislativo para que fossem retirados delas essas sanguessugas, mas foram inertes com relação à situação. A função desse poder além de fiscalizar também é cobrar do executivo ação para resolver os problemas.
A arborização tem um custo muito grande e nós contribuintes temos o dever de cobrar dos responsáveis afinal ali está o fruto da nossa contribuição quando recolhemos nossos tributos. Há 15 anos praticamente ganhei da Municipalidade por ocasião da exposição no mês de maio de 2014 duas mudas de oiti, que foram plantadas, uma delas o comércio vizinho cortou a árvore que estava grandinha, a outra embeleza a frente da minha residência e escritório, pois posso usufruir da sua sombra diariamente, bem como outros transeuntes, os carros que estacionam na sua frente.
Do outro lado em outro imóvel de nossa propriedade o Cantinho do Peixe foi plantada pela Empresa Enersul uma pequena árvore que floresce e está muito bem cuidada. Outra Oitim está plantada em frente à Clínica Saúde Animal. Em frente aos demais comércios com o tempo as árvores que existiam morreram, outras foram retiradas e não foram substituídas.
O prefeito Marçal anunciou nas redes sociais que está substituído as velhas árvores por novas, uma boa ação pois elas como nós envelhecem e têm que ser retiradas as que oferecem perigos e replantar outras que se dão bem ao meio ambiente. Há 46 anos foi plantado na administração do prefeito Zé Elias as sibipirunas que não eram próprias para a região e aos poucos estão sendo retiradas e outras estão caindo por ocasião das ventanias.
Acho importante que se plante também árvores frutíferas como muitas que encontramos na rua Floriano Peixoto e Quintino Bocaiúva, muitas delas plantadas pelo advogado e zootecnista Daltro Feltrin nas imediações do Edifício Blumenau onde ele reside e em frente ao Edifício Dona Josefa onde tem seu escritório de advocacia. Ali há pés de outras como de abacate que a população da redondeza tem feito colheita. Um exemplo para que outros sigam e a prefeitura de suporte, algo que vi numa Avenida na cidade de Vigo, capital da Galícia, província autônoma da Espanha e como turista pude colher frutas como laranja, pêssego e outras.
Essas frutas alimentariam também os pássaros que vivem nas árvores da cidade como sabiás, bem- te-vi, sábias laranjeiras que frequentam os nossos quintais.
É urgente a revitalização para fins de se evitar as parasita, as árvores de passarinho que estão aos poucos sugando as árvores, principalmente a variedade do ipê amarelo que imagino serem mais frágeis.
(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.


