Desde 1968 - Ano 56

31.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioMeio AmbienteInmet emite novo alerta de tempestade para MS a partir de sexta-feira

Inmet emite novo alerta de tempestade para MS a partir de sexta-feira

Um dia após tempestade que provocou destruição em Campo Grande e em várias cidades do sul de Mato Grosso do Sul, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo aviso de tempestade para esta sexta-feira (7). O alerta é de perigo e vale das 9h de sexta até às 17h de sábado (8), abrangendo dezenas de municípios das regiões sul, central e leste, incluindo Campo Grande e Corumbá.

De acordo com o Inmet, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Com isso, há possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O alerta de ‘perigo’ representa uma condição de risco moderado, em escala que vai de ‘perigo potencial’ (menor) a ‘grande perigo’ (maior gravidade).

O aviso cobre os seguintes municípios: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Enquanto a nova frente de instabilidade se aproxima, a população de Campo Grande ainda tenta se recuperar dos estragos deixados pela tempestade de quarta-feira (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, foram quase 100 ocorrências de quedas de árvores em Campo Grande. A Defesa Civil informou que o plano de contingência de danos segue ativo nesta quinta-feira (6).

Em vários bairros, moradores enfrentaram falta de energia, grande parte causada por quedas de árvores. No Jardim das Nações, uma árvore de grande porte caiu sobre uma casa, deixando uma família desalojada. Em outro ponto da cidade, um morador do Recanto dos Rouxinóis teve o carro atingido por uma árvore.

O cenário também é grave em regiões de vulnerabilidade social, como a favela Cidade dos Anjos, onde cerca de 30 barracos foram destruídos. Moradores que já viviam em situação precária perderam o pouco que tinham e tentam reconstruir as moradias com madeira e lonas. (Midiamax)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS