O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) elevou o nível de alerta para perigo em Mato Grosso do Sul, indicando agravamento das condições climáticas entre a manhã deste sábado (13) e a manhã de domingo (14).
De acordo com o aviso meteorológico, o Estado pode registrar chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros ao dia, além de ventos fortes, que podem variar entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo em pontos isolados.
Com a mudança do nível de alerta, que antes era de perigo potencial, aumentam também os riscos à população. Entre os principais impactos previstos estão corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, além de prejuízos em lavouras e danos estruturais.
O instituto reforça que, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda e estruturas frágeis.
Sempre que possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, reduzindo o risco de danos causados por oscilações ou descargas elétricas.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Instituto aumenta grau de perigo das chuvas em Mato Grosso do Sul (Fonte:INMET)

