Início Meio Ambiente Dourados está em alerta de perigo de tempestades na madrugada e manhã...

Dourados está em alerta de perigo de tempestades na madrugada e manhã de 6ª-feira

Alagamento em São Paulo; mudanças climáticas aumentam probabilidade de chuvas extremas

Aviso meteorológico emitido hoje (25) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclui Dourados na zona geográfica com alerta de perigo para tempestades em municípios de Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

A publicação aponta riscos potenciais como chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia e ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, além de queda de granizo, entre 0h e 11 horas de sexta-feira (26). 

Todas essas adversidades climáticas implicam ainda em risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já de acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados está há 14 dias sem chuvas expressivas e acumula até esta quinta-feira (24) índice pluviométrico de 23.2 milímetros, ante a média mensal de 155.1 milímetros esperada para novembro com base em quatro décadas de monitoramento climático no município. 

Hoje, a estação agrometeorológica apurou temperatura mínima de 24.8ºC às 5h04 e máxima de 34.2ºC às 10h49. Pouco depois, às 11h, houve sensação térmica de 35.8ºC, razão pela qual foi emitido alerta de muita atenção por riscos à saúde humana.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento”, detalha o Guia Clima, que mede a sensação térmica devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar pela Temperatura Aparente ou índice de calor e classifica o nível de risco à saúde humana com base no critério da NOAA’s National Weather Service Office dos Estados Unidos.

Sem chuvas expressivas há 14 dias, Dourados tem umidade relativa do ar em queda. Hoje, o índice caiu de 78% às 4h26 para 40% às 10h49, conforme apuração feita pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste. (Com DouradosNews)

Sair da versão mobile