Prefeito Marçal Filho fala sobre a presença do Governo do Estado, do envolvimento dos deputados estaduais e federais, da sintonia com a Câmara de Vereadores e destaca a importância da união das forças políticas em prol do desenvolvimento do município e da melhoria na qualidade de vida dos douradenses
A Noite Cultural que marcou o início das obras do novo Teatro Municipal de Dourados na noite desta terça-feira também serviu para consolidar as parcerias que o município firmou no primeiro ano da gestão Marçal Filho em prol do desenvolvimento da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Ao encerrar a solenidade formal, depois das brilhantes apresentações culturais que abriram a noite, o prefeito Marçal Filho fez questão de destacar a presença do Governo do Estado em Dourados, bem como a presença dos deputados estaduais Renato Câmara e Lia Nogueira, do deputado federal Rodolfo Nogueira, bem como a sintonia entre o Executivo Municipal e a Câmara de Vereadores.
O prefeito Marçal Filho voltou a enfatizar que sozinho ninguém faz nada e que as parcerias são fundamentais para superar dificuldades, driblar a crise econômica e desenvolver ações concretas que transformam para melhor a vida das pessoas. Ele lembrou que os investimentos de quase R$ 9,3 milhões no projeto que vai entregar à população um novo Teatro Municipal, com toda cenografia, iluminação, sistema de ar condicionado, elétrico, hidráulico, acessibilidade, poltronas, paisagismo novos, é resultado dos esforços da equipe de trabalho, sobretudo das secretarias municipais de Cultura e de Obras Públicas, do governo do Estado e de Rodolfo Nogueira, a quem Marçal Filho chamou de “deputado federal de Dourados”.
Ele agradeceu nominalmente a participação na solenidade dos vereadores Márcio Pudim, Rogério Yuri, Alex Cadeirante, Dalton Ribeiro, Jânio Miguel e Franklin Schmalz, convidando todos para assinarem juntos a ordem de serviço de início das obras. “É preciso reconhecer essa parceria com a Câmara Municipal, porque sem os vereadores não é possível administrar”, enfatizou. “É preciso que os poderes se unam em torno de um objetivo comum e o Poder Legislativo faz toda a diferença para uma administração”, prosseguiu. “Quando o Executivo vai bem, a Câmara de Vereadores vai bem também e agradeço muito a compreensão de todos os vereadores nessa missão de temos de reconstruir nossa cidade”, completou Marçal Filho.
Na mesma linha, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, que representou o governador Eduardo Riedel na solenidade, lembrou que as parcerias possibilitaram que muita coisa fosse feita pela Cultura em Dourados. “A gente tem um prefeito, que tem uma série de problemas para resolver na cidade no setor de logística, de pavimentação, de saúde, mas que também tem esse olhar para a cultura e para o esporte”, ressaltou Marcelo Miranda. “Parabéns por essa gestão transformadora, que em um ano conseguiu destravar inúmeras obras que fazem a diferença na vida das pessoas”, completou.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca as parceria do Governo do Estado em Dourados
Marcelo Miranda ressaltou que o governador Eduardo Ridel tem compromisso com Dourados e, em especial, com a cultura. “Esse setor faz a diferença na vida das pessoas, gera renda para os nossos trabalhadores da cultura e fomenta o comércio e toda uma cadeia produtiva que é diretamente impactada quando a gente entrega um projeto como este que está sendo iniciado hoje”, enfatizou. “Parabéns prefeito Marçal Filho, que Deus o ilumine para você continuar fazendo essas entregas que têm mudado a vida do douradense”, finalizou.
DOURADOS TERRA DO TEM
Durante o discurso que marcou a assinatura da ordem de serviço para reforma e revitalização do Teatro Municipal, o prefeito Marçal Filho voltou a enfatizar que a época de Dourados tinha, passou. “Dourados tinha aeroporto, agora tem aeroporto funcionando e a partir de abril com voos diários para Guarulhos, São Paulo, ligando Dourados a todo o Brasil e a um bom pedaço do mundo”, destacou.
O prefeito também lembrou que Dourados tinha Ginásio Municipal de Esportes, que está fechado há anos. “Daqui a alguns dias Dourados terá novamente seu ginásio porque vamos inaugurar e entregar essa importante obra para a população”, continuou Marçal Filho. “Dourados tinha teatro, há muitos anos abandonado, mas agora vai ter Teatro Municipal de novo porque aqui não é lançamento, não faço lançamento, aqui é início de obra, que começa e termina”, completou o prefeito.
O prefeito também falou das obras que estão em andamento. “Nós estamos fazendo um dos melhores postos de saúde, unidade básica de saúde aqui de Dourados, na região do Jardim dos Estados”, ressaltou. “Nós estamos construindo, pela primeira vez, a sede do Samu, obra que está de vento e popa e logo estaremos entregando mais qualidade no atendimento à população”, continuou Marçal Filho. “Nós estamos construindo novas salas de aula, na região do Guaicurus e precisamos destacar que há muito tempo Dourados não teve uma sala de aula construída, enquanto muitas crianças estão fora da escola e estamos reformando a Escola Avani, que será referência para nossa cidade”, completou Marçal Filho.
AMOR POR DOURADOS
Durante o discurso, o prefeito ressaltou melhorias em setores como a saúde, educação, infraestrutura como pavimentação asfáltica e recuperação de ruas, mas enfatizou que ainda tem muita coisa que precisa ser feita. “Estamos cuidando da limpeza da nossa cidade, trabalhando para destravar a licitação da iluminação pública e sei que fizemos muita coisa em um ano e que temos mais 3 anos pela frente para fazer muito mais por Dourados”, afirmou. “Quero dizer que estou muito feliz, feliz mesmo, porque esse espaço que está sendo construído aqui, que eu chamo de um novo teatro porque tudo aqui vai ser mudado, será para o povo de Dourados”, anunciou.
Marçal Filho ressaltou que o novo Teatro Municipal vai oferecer condições para as crianças da Rede Municipal de Ensino assistirem espetáculos, para se apresentarem no novo espaço que será entregue. “Queremos que o povo participe da programação do novo teatro porque essa é uma obra para todos”, enfatizou. “Eu quero pedir ao cidadão e a cidadã douradense que eles se sintam donos da cidade, não é dono no sentido da posse, no sentido da propriedade, mas no sentido que a cidade pertence a cada um de nós”, afirmou. “Eu me sinto dono de Dourados porque eu cuido da minha casa e estou cuidando de Dourados como se fosse a minha casa e vamos todos cuidar da cidade como se fosse a nossa casa. Vamos ter esse sentimento de amor a Dourados. Porque essa cidade é maravilhosa. Então viva a cultura de Dourados. Viva a arte. E viva a melhor cidade do Mato Grosso do Sul para se viver”, finalizou Marçal Filho.


