A influencer Esmeralda Ferrer Garibay, conhecida como Esmeralda FG, o marido e os dois filhos pequenos, foram assassinados a tiros na cidade de Guadalajara, no México, na última quinta-feira (28). A família foi encontrada dentro de uma picape em uma área próxima à região metropolitana da cidade.
Além de Esmeralda FG, as vítimas foram identificadas como Roberto Carlos Gil Licea (marido), Gael Santiago (filho), de 13 anos, e Regina (filha), de 7. Até o momento, o principal foco das investigações recai sobre o marido da influencer, que teria envolvimento com atividades ilícitas.
Quem era Esmeralda FG?
Esmeralda FG ganhou notoriedade nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde começou a se destacar em 2020 com vídeos de dublagem. Com o tempo, as postagens evoluíram para conteúdos mais voltados ao luxo e ostentação, onde exibia itens de grifes renomadas, como Gucci, Louis Vuitton, Dior, Dolce & Gabbana e Versace.
O estilo e as postagens frequentemente provocativas, que até incluíam frases como “Vantagens de ter um namorado narcotraficante”, chamaram a atenção de seus seguidores e da mídia.
Muitas de suas postagens eram acompanhadas de músicas no estilo narcocorrido, um gênero musical popular entre os membros do narcotráfico, que também fez referência a figuras notórias do crime organizado, como os irmãos Beltrán Leyva.
Apesar da fama crescente de Esmeralda FG, as autoridades esclarecem que suas atividades nas redes sociais não estão diretamente relacionadas ao motivo do crime.
Roberto Carlos Gil Licea, marido de Esmeralda, atuava no ramo de venda de veículos e cultivo de tomate em Michoacán, o que poderia ser uma fachada para a lavagem de dinheiro ligada ao narcotráfico. Esse vínculo com atividades suspeitas pode ter sido o verdadeiro alvo do ataque, e não as postagens online de Esmeralda FG.
(Informações RIC)