A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com forças de segurança de outros 11 estados, deflagrou nesta terça-feira (5) uma megaoperação contra uma organização criminosa suspeita de falsificar e vender ilegalmente medicamentos, incluindo anabolizantes e emagrecedores. Entre os alvos da ação está o influenciador campo-grandense Renato dos Santos Lopes, conhecido nas redes sociais como ‘Marombeiro Pobre Loco’.
Segundo a polícia, Renato teve sua residência em Campo Grande alvo de mandado de busca e apreensão. Ele chegou a ser encaminhado para o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), onde prestou esclarecimentos e foi liberado em seguida.
Famoso em Mato Grosso do Sul por compartilhar rotinas de treino e conteúdos fitness, ‘Pobre Loco’ também é proprietário de uma loja de suplementos alimentares na Capital.
Investigação aponta movimentação de R$ 25 milhões
De acordo com a 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), que coordena a investigação há cerca de um ano, a quadrilha produzia e vendia medicamentos de forma clandestina, sem qualquer autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A venda era feita diretamente a pessoas físicas, sem exigência de receita médica, o que configura crime contra a saúde pública.
A organização teria movimentado R$ 25 milhões com a comercialização desses produtos nos últimos anos. No total, estão sendo cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão.
Somente em São Paulo, os mandados estão sendo executados em cidades como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, entre outras. Os demais mandados foram cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A operação segue em andamento, e a Polícia Civil não descarta novas prisões ou desdobramentos nos próximos dias. (J.B)