Mariana Rocha –

Imigrantes no MS: O Mato Grosso do Sul é um estado fundamentalmente construído por imigrantes, em sua história de formação estão japoneses, libaneses, árabes, paraguaios e mais recentemente, muitos venezuelanos, haitianos e colombianos. Há muita força de vontade na sociedade civil organizada, principalmente da igreja católica e de alguns segmentos de igrejas evangélicas. No entanto, será preciso redobrar esforços para não agravar problemas sociais. A questão é que para milhares de homens, mulheres e crianças, reconstruir suas vidas passa pela superação da fome e da pobreza.

Consórcio Guaicurus: Reunião entre os representantes do Consórcio Guaicurus, Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Prefeitura de Campo Grande e Defensoria Pública aconteceu nesta quarta-feira. O “Resumo da Opera”? Nada resolvido. O governo de Reinaldo Azambuja entrou no diálogo e ofertou o repasse de R $1,1 milhão para o Município subsidiar a gratuidade dos alunos da rede estadual de Campo Grande. Resolvido? Não. O Governo do estado colocou uma “condição” para o repasse: congelamento das passagens até dezembro de 2022, mas os representantes do consórcio afirmaram que ainda não seria o suficiente para equilibrar as contas. Essa história ainda está bem embolada, na audiência de instrução e julgamento o MPMS “dispensou” duas testemunhas, dentre elas Sasha Reck (advogado que delatou ao MP do Paraná direcionamento de licitação ao Consórcio Guaicurus em Campo Grande), Sasha Reck fez um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público do Paraná e revelou um esquema de fraude que teria sido utilizado em 19 cidades do país, inclusive Campo Grande.

O Clã dos Trad: “agrupamento familiar comum” é uma das definições que você vai encontrar ao buscar pela palavra “clã”. Com agendas em Dourados nesta semana, o pré-candidato Marquinhos Trad vem “falar em uma proposta NOVA” que permeia sua narrativa de campanha. Novo? Marquinhos Trad, Nelsinho Trad, Fábio Trad, Otávio Trad. Esses são alguns dos membros da família Trad que ocupam cargos políticos atualmente no MS. Não que seja demérito, mas sustentar a ideia do clã Trad com roupagem de “Novidade” beira o absurdo.

Tucanada Digital: Era uma vez, uma “capacitação partidária” em que funcionários públicos de todo estado usaram dinheiro público para comparecer. No último sábado (25) aconteceu o evento “Capacitação Digital”, em Campo Grande, o evento promovido pelo O Instituto Teotônio Vilela, órgão vinculado ao PSDB, pretendeu formar militantes digitais para reforçar a campanha a governador do ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), e da ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), do Centrão. O Prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti (Patriota), único a se manifestar, confirmou que era evento de campanha e obrigou os três funcionários a devolver as diárias. A “Tucanada Digital” expõe como a máquina pública é usada para favorecimento do poder.

Sucesso da Festa do Sereno: O Recinto de Festas Diego Sanches Marchi na cidade de Batayporã ficou lotado! A 41ª Festa do Sereno reviveu a tradição da comunidade, promovendo homenagens aos idealizadores, shows e muita alegria . A Festa do Sereno, tradição que remonta mais de 4 décadas, mostrou que jovens gestores como Germino Roz (PSDB) podem e devem entregar bons resultados, focados na integração e valorização cultural. A ex-deputada estadual Dione Hashioka (Podemos), o ex-prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka (União) e a pré-candidata ao Governo, Rose Modesto (União) se fizeram presentes e enalteceram a importância que tem a festa do Sereno para a região do Vale do Ivinhema.