Redação –
A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (19), um homem de 74 anos, identificado pelas iniciais S.A.C., suspeito do crime de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu no município de Guia Lopes da Laguna, após investigações apontarem que ele teria abusado sexualmente da própria neta durante seis anos.
Detalhes do crime
De acordo com os autos, os crimes foram praticados de forma reiterada entre os anos de 2013 e 2019. Na época do início dos abusos, a vítima tinha apenas 4 anos de idade, e a violência se estendeu até ela completar 11 anos.
As investigações revelaram que o suspeito, avô paterno da criança, se aproveitava da convivência doméstica e do laço de parentesco para cometer os atos. Ele utilizava grave ameaça para intimidar a neta e garantir que os abusos não fossem revelados.
Dinâmica e prisão
O período em que os crimes aconteciam era estratégico: o idoso atacava a menor no intervalo em que ela retornava da escola e ficava sob os cuidados dos avós paternos, enquanto a mãe da vítima trabalhava.
A autoridade policial solicitou a prisão preventiva baseada em três pilares principais:
- Gravidade dos fatos: A natureza hedionda do crime continuado.
- Reiteração criminosa: O longo período em que os abusos ocorreram.
- Proteção de terceiros: A necessidade de garantir a segurança de outras crianças do núcleo familiar que residiam próximas ao investigado.
A ordem judicial foi cumprida pela equipe da Delegacia de Polícia de Guia Lopes da Laguna, contando com o apoio operacional da 1ª Delegacia de Polícia de Jardim. O preso agora permanece à disposição da Justiça.

