Desde 1968 - Ano 56

22.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosHumberto Teixeira teve o respeito e a admiração até dos adversários políticos

Humberto Teixeira teve o respeito e a admiração até dos adversários políticos

- Advertisement -

José Henrique Marques

Vítima da covid-19 na madrugada desta quinta-feira (21) aos 82 anos, o ex-prefeito Humberto Teixeira deixou uma legião de amigos dentro e fora da política. Homem simples e religioso tinha muita empatia com os menos favorecidos.

Na militância política, quando foi deputado estadual e prefeito de Dourados, Humberto Teixeira ficou caracterizado como um homem de palavra e muito generoso, inclusive com adversários políticos, conquistando deles respeito e admiração.

Talvez sua última grande articulação política tenha sido ao lado dos ex-prefeitos José Elias Moreira e Braz Melo, e do ex-deputado Valdenir Machado quando deixaram querelas de disputas eleitorais e rusgas para trás, e se uniram em 2015 para debater Dourados tendo em vista as eleições municipais de 2016.

O grupo, que ficou conhecido como os “dinossauros” da política douradense, não viabilizou um deles para disputar a Prefeitura de Dourados, mas foi uma alavanca para que Braz Melo se elegesse vereador e Zé Elias fosse secretário de Planejamento de Délia Razuk.

Apesar da simplicidade, Humberto Teixeira era um homem culto e exímio orador. Com uma narrativa humorada, recheada de metáforas e “causos”, prendia a atenção de multidões nos bons tempos dos grandes comícios, e nas reuniões políticas.

Todos e mais alguns predicados na existência e na vida pública de Humberto Teixeira podem ser conferidos nos depoimentos, abaixo, que a Folha de Dourados colheu junto a políticos, empresários, jornalistas e sindicalistas de Dourados.

Alan Guedes – Prefeito de Dourados

“Me solidarizo com a família e amigos do ex-prefeito Humberto Teixeira, que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de Dourados”.

Zeca do PT – Ex-governador de MS

“Fiquei profundamente sentido e triste com o falecimento do Humberto. Conheci Humberto quando fomos deputados juntos. Aprendi admirar sua sinceridade, firmeza de caráter e senso de justiça. Uma enorme perda para todos aqueles que conviveram com ele.”

José Elias Moreira – Ex-prefeito de Dourados

“Triste e com grande pesar pela notícia do falecimento do amigo Senhor Humberto Teixeira. Companheiro político leal, amigo sincero dos amigos, pai honrado, esposo extremoso. Seu Humberto deixa um legado aqueles que desejam iniciar na vida pública e política, pela retidão de propósito, honrando com grandeza a todos os cargos que ocupou, desempenhando com dedicação sem distinção a nossa gente, colocando sempre suas mãos estendidas àqueles que necessitam do poder público para minimizar suas angústias seus sofrimentos. Dourados e o Estado perdem um grande e lúcido político. Assim pedimos a Deus que o receba com bênçãos e glórias pelo bem realizou em vida e, sobretudo, abençoe sua família enlutada fortalecendo-a para vencerem este momento de grande dor. O nosso abraço de sentimentos aos entes queridos e amigos do querido Seo Humberto. Zé Elias, Adenil, Filhos e Família.”

Laudir Munaretto – Presidente da Câmara de Vereadores

“Infelizmente perdemos uma grande personalidade pública do nosso município. Ele me ajudou a entrar na vida pública e se tornou um grande amigo e conselheiro. É com pesar que recebo a notícia de seu falecimento, restando a saudade e boas lembranças vividas ao seu lado.”

Geraldo Resende – Secretário de Estado de Saúde

“Fui vereador na gestão de Humberto Teixeira como prefeito. Tivemos uma relação institucional e em determinado período eu estava na oposição, mas sempre o respeitando enquanto cidadão do bem. Posteriormente, ele ingressou no meu partido, inclusive com o meu aval. Que descanse em paz e que sua morte não tenha sido em vão, mas sirva para mostrar que a pandemia está presente e levando vidas preciosas e nos privando do convívio com pessoas tão boas quanto o ex-prefeito Humberto Teixeira. Meus sentimentos à família.”

Laerte Tetila – Ex-prefeito de Dourados

“Laerte Tetila e família se solidarizam, fraternalmente, com os familiares de Humberto Teixeira, ex-prefeito de Dourados pelo seu passamento. Que o Mestre o receba em sua glória!”

Nota de pesar da Câmara de Vereadores

“A Câmara Municipal de Dourados, em nome de todos os vereadores e funcionários, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito e ex-deputado estadual Humberto Teixeira, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (21). Neste momento de tristeza nos solidarizamos, externamos nossas sinceras condolências, e pedimos a Deus que ampare e conforte os corações de familiares e amigos por essa inestimável perda. Ao tempo em que agradecemos pela atenção e trabalho prestado ao município de Dourados.”

Idenor Machado – Ex-presidente da Câmara

“Seu Humberto como amigos o chamavam… Pude conviver com ele e irmãos, pai e mãe, na infância em Ribeirão dos Índios. Homem trabalhador, caridoso, visionário. Fui seu Secretário de Educação e pude ver seu sentido rápido de resolver as demandas. Escolas, ampliamos e na construção do CAIC foi sensacional: caciques da Capital queriam que o Governo Federal levasse para Bodoquena alegando declividade dos terrenos, e foram muitos obstáculos. Mas em audiência com Ministro da Educação pediu licença e afirmou: ‘Se for este o problema eu faço toda movimentação de terra necessária’. E pronto, o CAIC está aí para glória do setor educacional. Vá com Deus seu Humberto.”

Pedro Lima – Sindicalista

“Seu Humberto Teixeira fez uma gestão muito transparente. Sempre que havia alguns assuntos envolvendo comerciantes e comerciários ele procurava ouvir as duas partes deixando que chegassem a um acordo e, aí sim, ele tomava a decisão com base no entendimento. Era um homem sábio e humano”.

Luiz Machado – Ex-vereador

“Humberto Teixeira que tive o orgulho de ser um dos líderes na Câmara de Vereadores. Pela convivência foi uma das pessoas que mais se preocupava com os mais humildes. Humanitário, cristão conheceu de perto às necessidades da população. E, decidiu entrar na vida pública a fim de ajudar ainda mais as pessoas. Reduziu desigualdades e contribuiu para a construção de uma cidade mais humana, moderna e inclusiva.”

Roberto Djalma Barros – Ex-deputado estadual

“Humberto Teixeira foi um político tranquilo. Quando assumiu nunca perseguiu ninguém. Sempre nos respeitou como seus adversários. ”

Dorgival Ferreira – Ex-presidente da Câmara de Vereadores

“Seu Humberto era daqueles politicos que cumpria o que o que prometia. Deixou o seu nome na história de Dourados como tocador de obras”.

João Carlos Torraca – Jornalista

“Chegou ao comando do executivo municipal de forma, até certo ponto, surpreendente e, assim também, foi seu governo, com avanços significativos na área social, principalmente. Deixou marcas importantes na história administrativa de Dourados.”

Erminio Guedes – Ex-patrão do CTG Querência do Sul

“Lamento. Político bom caráter. Gostava dele. Me ajudou muito no CTG. Fizemos grandes eventos, locais e nacionais. Equipe boa na Funced fez a diferença.”

Délia Razuk – Ex-prefeita de Dourados

“O ex-prefeito Humberto Teixeira foi um homem bom, cristão e trabalhador. Fará muita falta a Dourados. Eu e Roberto estamos consternados com seu falecimento. Aos familiares nossos sentimentos de pesar. “

Braz Melo – Ex-prefeito de Dourados

“Tenho certeza que seu trabalho por nossa cidade será eternamente lembrado. Deus irá confortar a família nesta hora difícil. Fomos adversários e companheiros. Muito mais companheiros do que adversários. Deixa um legado muito importante na nossa cidade. Faz parte dos dinossauros. Continuamos, Anete e eu, orando por Dona Vecilde.”

Raufi Marques – Ex-presidente da Câmara de Vereadores

“Tive o prazer de fazer o convite ao seo Humberto para criarmos uma terceira força política em Dourados em 1989 na eleição presidencial. Daí para a frente ele foi deputado estadual 91-92 e prefeito 92-96. Fui seu braço direito na Assembleia e na Prefeitura e coordenador das duas campanhas. Eu em particular tinha o sonho vê-lo governador, mas quis o destino que seguíssemos rumos diferentes. Um homem de muita fibra e fé por quem eu e minha família nutríamos muito carinho. Que Deus o receba de braços abertos.”

Fábio Dorta – Jornalista

“Humberto Teixeira teve uma gestão voltada pelos investimentos em habitação popular e na modernização de setores importantes da administração. Tinha uma boa relação com os atores políticos do Estado, o que ajudou muito na chegada de recursos do Governo MS e da União. Ficou marcado como um bom prefeito. Figura simples e direto no trato, tinha um estilo próprio de agir”.

Antonio Nogueira – Empresário

“Disputamos uma eleição para Prefeito de Dourados, fomos adversários naquela oportunidade. Mais tarde, pude ouvir dele: ‘Se tivesse convivido com você antes daquela eleição, nunca teria colocado meu nome naquela disputa!’ Pude, ao longo de muitos anos, e até agora, ver o tamanho daquela alma… companheiro, amigo e um lutador. Se pudesse falar a ele agora, diria: Vá… junto a Deus você poderá fazer muito mais por Dourados!”

Vander Verão – Jornalista

“Acredito que a sua obra marcante, em sua administração, foi no setor habitacional, com a implantação dos conjuntos Canaãs. O ginásio de esportes Ulysses Guimarães também foi construído em sua gestão, assim como o Parque dos Ipês. Era uma pessoa calma, atenciosa e religiosa que tinha grande prestígio na sociedade douradense.”

Paulo Gomes – Fiscal de renda aposentado

“Não sou fã de nenhum político, mas tenho que reconhecer o valor de um homem que lutou pelos pobres e esse senhor tirei o chapéu para ele pois o Canaã 1 foi na gestão dele e os pobres ganharam muitas moradias. Nessa madrugada ele faleceu de covid-19. Choro a falta dele na política. Vá em paz Humberto Teixeira, você receberá o galardão pelo seu serviço. Foi um prefeito magnífico. Que Deus de um bom lugar ao meu amigo”.

João Grandão – Ex-deputado federal

“Em relação ao seu Humberto tenho uma lembrança muito positiva dele quando me disse: ‘Parabéns pela visão social e humana de mandar verba para asfaltar o Canaã 1; nós realizamos o sonho daquela gente’. Descanse em paz seu Humberto e obrigado por ter reconhecido o nosso trabalho”.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -