O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, realiza nesta semana (de 09 a 12 de fevereiro) um treinamento de colaboradores das equipes médicas e assistenciais para o serviço de hemodiálise.
O treinamento faz parte da fase preparatória para a implantação do serviço, que está em obras atualmente no HU-UFGD, e será a primeira hemodiálise contínua nas unidades de terapia intensiva adulto em hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Mato Grosso do Sul.
A ordem de serviço para a implantação do serviço foi assinada pelo ministro da educação, Camilo Santana, em setembro do ano passado, e inclui a reforma das clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e psiquiátrica do hospital, em um investimento superior a R$ 17 milhões (R$ 17.939.432,8179), com o prazo de 24 meses de execução. O serviço contará com 12 poltronas (atualmente há apenas dois leitos para atendimento emergencial de internados).
A obra teve início em maio de 2025 e a previsão de conclusão do centro de diálise onde será implantado o serviço está prevista para março de 2026.
O treinamento das equipes médicas e assistenciais está sendo realizado com a nova máquina de diálise adquirida pelo hospital. Inédito no HU-UFGD, o equipamento possibilita que o paciente seja submetido ao procedimento de 48h a 72h e, segundo especialistas, estabiliza mais o paciente em relação ao procedimento realizado até então pelo hospital.
O superintendente do HU-UFGD/Ebserh, Hermeto Paschoalick, ressaltou a importância do treinamento como fase preparatória para a abertura da clínica de hemodiálise do HU-UFGD, que, ao ser inaugurada, será a única do SUS na região.
“[Esse treinamento é] uma estratégia de diálise que contribui para o tratamento mais efetivo e seguro daqueles pacientes mais graves. É um avanço de qualidade para a UTI e para a residência em medicina intensiva e multiprofissional do paciente crítico”, ressaltou o superintendente.

