Desde 1968 - Ano 56

25.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioSaúdeHospital Universitário de Dourados integra maiores mutirões de saúde do Brasil

Hospital Universitário de Dourados integra maiores mutirões de saúde do Brasil

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participou, ao longo de 2025, de mutirões do “Dia E – Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), os maiores mutirões de saúde pública do Brasil, que ultrapassaram a marca de 100 mil procedimentos realizados, atingindo quase três vezes o maior público presente em uma partida de futebol no estado de Mato Grosso do Sul. Em 1978, pelo Campeonato Brasileiro, 38.122 pessoas viram o Operário ganhar de 2 x 0 do Palmeiras no Morenão, em Campo Grande (MS).

Na última edição do “Dia E”, realizada no último sábado (13/12), o HU-UFGD realizou 246 consultas ambulatoriais (dermatologia, oftalmologia e ginecologia), 17 pequenas cirurgias, além de biópsia, inserções de DIU e Implanon e coletas preventivas de HPV.

“Foram três mutirões gerais, três mutirões indígenas, aproximadamente mil pessoas atendidas, dentro de um contexto de cirurgias, atendimentos de consultas de especialidades médicas e exames de diagnóstico e imagem. Estou muito feliz com a entrega desses números para a população de Dourados e macrorregião, onde a gente consegue tratar a demanda reprimida de pacientes que ficam em longos períodos de espera, seja por um exame, seja por uma consulta de especialidade, seja por uma cirurgia”, ressaltou o gerente de atenção à saúde do HU-UFGD/Ebserh, Tiago Amador, ao fazer um balanço dos mutirões realizados neste ano no HU-UFGD/Ebserh, enaltecendo o sucesso dos mutirões que se consolidaram em 2025. 

O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza Costa, acompanhou o mutirão no sábado durante ao visita ao HU-UFGD e reconheceu o sucesso da parceria interministerial.“Uma potência de ação que vem refletir a permanente associação de ação entre o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS) e a Ebserh na execução do Dia E”.

Já o chefe do setor de gestão da qualidade do HU-UFGD, Fuad Fayez Mahmoud, confirmou a importância da ação para a redução das filas do SUS. “Nós temos que lembrar que, embora a gente tenha que expandir o número de atendimentos e consultas, não podemos deixar de lado a qualidade e a segurança do paciente. E a gente está aqui para garantir que tudo aconteça com as melhores técnicas e que a gente atenda da melhor forma possível os pacientes que estão buscando a nossa instituição de saúde”, disse. 

“Dia E”
O Dia E visa a redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, reafirmando seu papel na assistência à saúde pública.

Ao todo, na Rede Ebserh, foram realizados neste sábado (13/12), 41.751 exames e procedimentos especializados, 10.062 consultas e 2.255 cirurgias, totalizando 54.068 atendimentos em um único dia. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS