A Justiça de Dourados decretou a prisão preventiva de D.A.M., de 38 anos, responsável por um episódio de tumulto e depredação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município na madrugada da última terça-feira (16). A transferência dele para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (18).
O homem, que possui histórico de crises psicóticas e convulsivas — inclusive já atendidas na própria UPA — havia sido levado à unidade por uma equipe do SAMU por volta das 2h da madrugada de terça-feira.
Após passar por avaliação médica, ele deixou o local por volta das 5h, mas retornou cerca de 40 minutos depois em estado de agitação e agressividade. Ao reingressar na unidade, D.A.M. passou a danificar a estrutura do prédio e equipamentos hospitalares.
Durante o ataque, ele ainda arremessou uma cadeira de rodas contra uma mulher que passava pela Avenida Coronel Ponciano, montada em uma bicicleta elétrica. A vítima sofreu escoriações leves e foi atendida na própria unidade.
D.A.M. estava detido na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) desde o ocorrido, e agora deve responder pelos crimes de dano ao patrimônio público e lesão corporal, já sob custódia no sistema prisional.
A direção da UPA ainda avalia os prejuízos causados à estrutura e equipamentos da unidade. (J.B)