fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioMeio AmbienteHabilidades Verdes para os jovens: a única saída para a sustentabilidade!

Habilidades Verdes para os jovens: a única saída para a sustentabilidade!

- Advertisement -

Mariana Rocha –

Em 2023 o Dia Internacional da Juventude da ONU tem como tema as “habilidades verdes” que significam as capacidades que desenvolvemos nos jovens para lidar com o mundo em grande transformação. Ter habilidade para lidar com pessoas e problemas e construir caminhos pelo bem viver, protegendo a Terra.

O desenvolvimento de habilidades verdes para a busca de uma sustentabilidade, de fato, deve ser compreendida sob os olhos da ecologia, da economia, da sociologia e também psicologia. Uma geração de jovens que viveu e sobreviveu a uma pandemia global precisa dar prioridade para o cuidado com a Casa Comum, a Terra.

A natureza sofre com as mudanças climáticas, já a biodiversidade tem sido atacada nos meios de produção de grande parte do setor agrícola brasileiro. Na economia, ao invés da busca pela redução de exploração de combustíveis fósseis, estamos na verdade, observando movimentações entre diplomacias para diálogos sobre “ exploração de petróleo na região amazônica”.

Mas antes de tudo, quando pensamos em sustentabilidade para o mundo global, devemos pensar em uma sustentabilidade psicológica e social. Os jovens estão passando por muitos problemas relacionados à saúde mental e nossa sociedade em geral, se correlaciona de forma violenta e de extrema divisão.

Autoconhecimento e controle, desenvolvimento de ferramentas ágeis e sustentáveis, respeito à diversidade e pluralismo de idéias e povos. Profissões verdes! Dedicação para diminuir a injustiça e as desigualdades que todos os dias alimentam conflitos e antagonismos!

Como começar?

A Juventude de todo o Brasil e do mundo deve buscar por agendas positivas, como conhecer e dominar as intenções, sugestões e métricas de melhora que o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o futuro e para as ações do agora. Além disso, mobilizar toda a articulação jovem rumo a cidade de Belém, no Pará, que em 2025, vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30).

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -