Iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), da ANDI – Comunicação e Direitos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) contém dados, legislações nacionais e internacionais e recomendações que vão auxiliar jornalistas em reportagens sobre o tema

Com objetivo de contribuir com o trabalho de profissionais da imprensa em reportagens sobre exploração do trabalho da criança e do adolescente, será lançada no próximo dia 10 de maio a publicação “Trabalho Infantil: Guia para a Cobertura Jornalística”. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a ANDI – Comunicação e Direitos e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O lançamento ocorrerá em evento virtual com transmissão no canal TV MPT no Youtube, das 10h30 às 12h. Clique aqui para se inscrever no evento.

O guia oferecerá a profissionais de imprensa grande quantidade de informações, de forma simples e técnica, a fim de subsidiar a cobertura jornalística sobre o tema e a denúncia dos casos de trabalho infantil no país. O documento vai trazer dados sobre trabalho infantil no Brasil, o marco legal com leis brasileiras e convenções internacionais sobre a prevenção e erradicação do trabalho infantil, além de recomendações para jornalistas referentes aos aspectos gerias do tema em questão, controle social e responsabilização, novas abordagens para a pauta, edição consciente e uma pequena biblioteca do trabalho infantil.

Para quem é o guia?

•          Jornalistas e comunicadores;

•          Profissionais do sistema de Justiça;

•          Organizações da sociedade civil defensoras dos direitos das crianças e adolescentes;

•          Pesquisadores e estudantes de Comunicação;

Comentários do Facebook