fbpx

Desde 1968 - Ano 56

7.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoGuarda Municipal de Dourados recebe curso de técnicas operacionais

Guarda Municipal de Dourados recebe curso de técnicas operacionais

Dourados – 27/10/2011

Com treinamento prático, realizado ontem (26), Guardas Municipais simularam uma invasão a um ônibus com reféns. No interior do veículo havia um dos instrutores caracterizado como sequestrador. Utilizando armas de paintball, os guardas se dividiram em três grupos de dez pessoas, no qual cada um exercia uma função dentro da missão tática de resgate.
O curso faz parte de um projeto aprovado pelo Ministério da Justiça. O instrutor Marcio Brum Torbes, Sargento do Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande Sul, que trabalha há 26 anos na Polícia, destacou a importância da polícia se organizar para oferecer um bom serviço a comunidade.
“O que nós estamos treinando aqui hoje é a situação limite, não tem mais o que fazer, suponhamos que o nosso suspeito já efetuou disparos e matou reféns, então o curso prepara o pessoal para essa situação limite”, explica o Sargento.
Cerca de 120 Guardas Municipais devem se formar nos cursos até o final da semana. Além disso, alguns Policiais Militares, Civis e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) participaram do curso. Outros três Guardas de Campo Grande também foram convidados pelo comando da Guarda de Dourados para participar das atividades de orientação.
Violência Urbana
Para dar continuidade à maratona de cursos na sede da Guarda Municipal, foi realizada no auditório do Instituto Municipal de Meio Ambiente no final da tarde de ontem (26), uma palestra para diretores e educadores das escolas de Dourados, com o tema Violência Urbana. A iniciativa partiu do diretor do departamento de Formação e Ensino da Guarda, Ademar Cabral de Araújo, que julgou imprescindível discutir a violência nas redondezas e dentro das escolas.
A palestra também foi ministrada pelo Sargento do Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande do Sul, Marcio Brum Torbes. “O objetivo aqui é dar dicas de como se comportar para evitar ser vítima de assaltos, sequestros, ou seja, para minimizar os riscos da violência passar a se tornar algo comum no ambiente escolar. As pessoas precisam estar bem orientadas para enfrentar situações de risco”, explica o sargento. “Se todo cidadão começar a se preocupar, certamente os bandidos terão maiores dificuldades para agir”, completou ele, alertando ainda para os riscos de utilizar de maneira inconsciente os sites de redes sociais, caracterizando como um “prato cheio” para bandidos.
Pelotão Ambiental
O Guarda Cabral lembra que, pensando em proteger estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, foi implantado em Dourados um Batalhão da Guarda Municipal específico para proteger áreas escolares, denominado como “Pelotão Ambiental” formado por profissionais preparados especificamente para atender escolas.
“Os guardas trabalham desde a parte de prevenção, fazendo ronda nas escolas, até a averiguação de ocorrências. Qualquer pessoa que for percebida pelos agentes nas redondezas da escola e não tiver nada a ver com aquela instituição, será abordado pelos guardas que realizarão uma revista e farão alguns questionamentos”, finaliza Cabral.
 
 

Fonte: Agora MS

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS