O governador da Califórnia, Gavin Newsom, aproveitou a polêmica fala do secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, sobre “generais e almirantes gordos” para ironizar o presidente Donald Trump nas redes sociais.
Durante um encontro com quase 800 oficiais de alta patente na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, na Virgínia, na terça-feira (30), Hegseth criticou a aparência das tropas e disse que era “inaceitável ver generais e almirantes gordos pelos corredores do Pentágono e liderando comandos no país e no mundo”.
Newsom reagiu publicando no X o vídeo do discurso de Hegseth acompanhado de uma foto de Trump em um McDonald’s, tirando o paletó. Na legenda, o democrata ironizou: “Acho que o Comandante em Chefe precisa ir embora!”.
Publicação do governador diz: “É completamente inaceitável ver um comandante-chefe gordo nos corredores da casa branca”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/i/qUuAX3Sjutve2uR4sc1A/captura-de-tela-2025-10-01-080430.png)
A fala de Hegseth foi vista como parte da ofensiva do governo Trump para endurecer regras de disciplina e aparência dentro das Forças Armadas, em meio às mudanças anunciadas pelo secretário, que incluem testes de aptidão física obrigatórios e a proibição de barbas.
O episódio é mais um capítulo da troca de provocações entre o governador da Califórnia e o republicano, que já travam embates frequentes nas redes sociais.
(Informações G1)