Um idoso foi vítima de estelionato e perdeu R$ 117,9 mil após ser enganado por golpistas que se passaram por vendedores do Mercado Livre, em Dourados (MS). O crime aconteceu na tarde de quinta-feira (14) e foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) como estelionato contra idoso.
De acordo com o boletim de ocorrência, tudo começou quando o homem fez uma pesquisa no Google sobre bicicletas elétricas. Pouco tempo depois, ele recebeu uma chamada de vídeo de um suposto vendedor da plataforma online, que se apresentou como funcionário do Mercado Livre.
A conversa se estendeu até que o neto da vítima percebeu a demora e decidiu intervir, pegando o celular do avô. Ao entrarem em contato com o banco, descobriram que haviam sido feitas duas transferências via Pix, totalizando R$ 117.900,00.
Além do prejuízo financeiro, o idoso relatou que não conseguiu mais acessar os aplicativos bancários após o golpe. Ele também não soube informar a chave Pix ou o número de telefone usado pelos criminosos.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. A recomendação das autoridades é redobrar a atenção com contatos recebidos por aplicativos de mensagens ou chamadas de vídeo, especialmente quando envolvem transações financeiras. (J.B)