Desde 1968 - Ano 56

29.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaGleice Jane termina 2025 como a 2ª parlamentar com mais propostas na...

Gleice Jane termina 2025 como a 2ª parlamentar com mais propostas na Assembleia Legislativa

Deputada do Partido dos Trabalhadores apresentou mais de 20 projetos de lei; seis foram aprovados ainda neste ano

A deputada estadual Prof.ª Gleice Jane encerra 2025 como destaque em atuação parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Com 21 projetos de lei e um projeto de decreto legislativo protocolados, a deputada do Partido dos Trabalhadores (PT) foi a segunda deputada mais propositiva da Casa no ano. A atuação da professora também gerou 240 indicações encaminhadas e 94 moções de aplauso, congratulação e louvor.

O ano de 2025 foi além dos projetos, com seis aprovações e muita atuação em problemas do estado. Ao longo do ano, a Prof.ª Gleice Jane (PT) cumpriu seu papel com maestria. Como porta-voz da população sul-mato-grossense, levou à tribuna da ALEMS questões que abordam direitos dos povos originários, das mulheres, da população LGBTQIAPN+, e também reforçou seu posicionamento de oposição ao governador Eduardo Riedel (PP), com cobranças de melhorias em setores como Saúde, Educação, Economia e Infraestrutura de Mato Grosso do Sul.

Gleice Jane também promoveu o seminário “As câmeras de vigilância em sala de aula: coibição de crimes, promoção de segurança ou negação do ato de educar?”. O debate foi uma extensão de várias conversas realizadas em escolas da Rede Estadual ao longo do ano. A professora é relatora do projeto de Lei – elaborado pelo governo Riedel – e tem como objetivo informar e debater a temática de maneira abrangente, para poder representar os interesses da categoria, a qual 90% dos profissionais já sofreu ou testemunhou violência e perseguição.

Outro projeto de destaque foi realizado em parceria com o vereador de Campo Grande, Landmark Rios (PT), e com os deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT), em Audiência Pública que lotou o auditório da Câmara Municipal em luta pela regularização das favelas da capital. Durante o evento, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, representada pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Emha)Cláudio Marques, anunciou a meta de regularizar 10 mil lotes em 36 meses. A ação faz parte do Programa Sonho Seguro, que identificou 236 ocupações na capital.

Projeção para 2026

Gleice Jane analisa o próximo ano com grandes expectativas para as eleições e de reafirmação como oposição ao governador Eduardo Riedel. “Vamos seguir com o nosso papel de cobranças e proposições. Pela vida das mulheres, por investimento em educação com concurso público para professores, pela defesa dos povos originários e pelo direito de reaver suas terras. Se temos que cobrar e atuar nessas frentes, é porque o governador Riedel não tem atuado”.

No início de dezembro, Campo Grande recebeu a visita do presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva. A agenda deu início à construção de pré-candidaturas para 2026. “Fizemos um balanço e está mais do que claro de que o PT precisa apresentar um projeto de disputa para a sociedade de Mato Grosso do Sul. Estamos construindo uma pré-candidatura ao Governo do Estado com o nosso querido Fábio Trad, que já foi deputado federal, e a nossa querida companheira Gilda como vice, uma mulher que tem viajado o estado, que conhece a realidade, que conversa com o povo”, analisa Gleice Jane.

O deputado federal, Vander Loubet, desponta como principal pré-candidato ao Senado, enquanto a Prof.ª Gleice Jane reforça o desejo de continuar seu trabalho como deputada estadual e reafirma: “O PT vai apresentar um projeto, um projeto de sociedade que mostre a nossa forma de fazer política, junto com o povo e para o povo, como a gente já fez uma vez, com Zeca à frente do governo. Mato Grosso do Sul clama por uma nova política e nós estamos bastante confiante que vamos ter um projeto importante”, finaliza.

Leis aprovadas em 2025, com autoria da Prof.ª Gleice Jane

  • Homenagem ao legado de João Ernesto de Oliveira (Lei 6.381/2025)

A quadra poliesportiva da Escola Estadual Presidente Vargas, localizada no município de Dourados, passa a se chamar Professor João Ernesto de Oliveira.

  • Utilidade Pública Estadual a Sociedade Logunedé de Culto e Tradição Religiosa Yorubá – Sotrayoruba (Lei 6.412/2025)

Facilita o acesso da entidade a recursos públicos, o que possibilitará a expansão de suas ações e o estabelecimento de novas parcerias, em benefício de toda a comunidade pela promoção de ações sociais, culturais, ambientais e de assistência às populações vulneráveis.

  • Dia de Enfrentamento à Violência Política de Gênero (Lei 6.481/2025)

Visa promover a conscientização sobre a violência política de gênero; incentivar a participação das mulheres na política; difundir a história, biografia, legado e trajetória política de Dorcelina Folador.

  • Protocolo Antirracista (Lei 6.487/2025)

Visa incentivar os estabelecimentos de grande circulação de pessoas no estado a adotar medidas de sensibilização, de prevenção e de acolhimento às vítimas em situações de injúria racial e de racismo.

  • Dia Estadual de Luta pelos Direitos de Empregados e Empregadas Domésticos (Lei 6.503/2025)

Estabelece a promoção de ações educativas sobre os direitos e deveres trabalhistas e apoio à realização de debates, audiências públicas, seminários e rodas de conversa com representantes da categoria, sindicatos, instituições públicas e organizações da sociedade civil.

  • Línguas indígenas faladas no MS como patrimônio cultural imaterial (Decreto Legislativo 05/2025)

Para preservar e proteger os idiomas indígenas, que estão ameaçados de extinção devido à queda no número de falantes. Línguas que fazem parte do processo de reconhecimento são: Guarani Kaiowá, Terena, Kinikinau, Kadiwéu Guató e Ofayé.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS