O deputado federal Geraldo Resende avalia que 2025 foi um ano extremamente produtivo para a população de Dourados e de toda a Grande Dourados (composta por 34 municípios). Segundo o parlamentar, as ações viabilizadas pelo seu mandato em Brasília, em parceria com os governos estadual e municipal, tiveram como foco principal melhorar a qualidade de vida da população, com ênfase na saúde pública, infraestrutura e conectividade da região.
Na área da saúde, as conquistas são palpáveis e simbolizam um avanço real no atendimento à população. A construção do Hospital Regional de Dourados “Olga Castoldi Parizotto”, obra que começou ainda em 2014 e enfrentou várias paralisações ao longo dos anos, foi finalmente concluída e inaugurada em dezembro de 2025, com 100 leitos em funcionamento, incluindo UTIs e salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade, atendendo diretamente os 34 municípios do Cone Sul.

Anexa ao Hospital Regional, a Policlínica Cone Sul, estrutura de diagnóstico e especialidades, começou a operar em setembro de 2025, equipada com tomografia, ultrassonografia, mamografia e outros exames essenciais, representando a primeira etapa de atendimento especializado descentralizado.
Para a saúde indígena, Dourados ganhou o primeiro SAMU Indígena do Brasil, inaugurado em 9 de agosto de 2025. O serviço atende mais de 25 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena com atendimento bilíngue e estrutura própria, fruto de articulação direta do deputado junto ao Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura.
Investimentos
Em Brasília, o mandato de Resende atuou para garantir que Dourados não perdesse os recursos federais destinados à construção de dois CAPS (Centros de Apoio Psicossocial) e à sede própria do SAMU convencional, cuja obra já está em andamento, evitando retrocessos e assegurando investimentos fundamentais para a rede de atenção à saúde mental e urgência.

Ainda na área da saúde, a implantação do serviço de Oncologia no Hospital Universitário da UFGD foi autorizada em 2026 após articulação do deputado com a reitoria, a EBSERH e o Ministério da Saúde. A nova oferta vai permitir que pacientes do SUS recebam diagnóstico e tratamento de câncer sem precisar se deslocar para Campo Grande, Barretos (SP) ou outras cidades distantes – conquista que promete mudar a vida de milhares de famílias da região.
Além disso, o mandato impulsionou a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas aldeias Jaguapiru e Bororó, além de liberar recursos para duas novas creches, cujo lançamento oficial está previsto para os próximos dias.

O ano de 2025 também marcou os 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), marco celebrado com a inauguração do novo prédio da reitoria, que simboliza o fortalecimento da educação superior pública na região e a ampliação de espaço para alunos e projetos acadêmicos.
Outro destaque de 2025 foi a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira no dia 8 de setembro, depois de quase quatro anos sem operação devido à reforma da pista e infraestrutura aeroportuária. A reabertura representa um marco de conectividade para Dourados com os grandes centros, fomentando o turismo e facilitando negócios.

Paralelamente, obras de construção de um novo terminal de passageiros foram iniciadas no aeroporto com recursos articulados pelo deputado junto ao governo federal em parceria com o governo do Estado, abrindo espaço para a expansão das operações aéreas no futuro.
Resultados
Para Geraldo Resende, o balanço final de 2025 reforça o compromisso de seu mandato com os interesses da população que o elegeu. “Tenho um mandato que, mais do que fazer discursos ideológicos, traz resultados para a população que me elegeu”, afirma o parlamentar. Segundo ele, as conquistas representam não apenas obras e serviços, mas “é uma melhora concreta na qualidade de vida das famílias de Dourados e de toda a região”.


