Fundo brasileiro investe US$ 100 milhões em produtora argentina de soja
Investimento – 26/02/2008
O fundo de investimentos brasileiro Investimento em Participações (PCP) adquiriu, por 100 milhões de dólares, uma cota minoritária da Los Grobo, uma das principais empresas agropecuárias da Argentina, grande produtora de soja, informa a imprensa local.
A operação foi concluída na segunda-feira, no Rio de Janeiro, entre Gustavo Grobocopatel, principal executivo da Los Grobo, e os ex-proprietários do banco Pactual que formam o fundo brasileiro, segundo o jornal Clarín.
Desde a crise de 2001, capitais brasileiros lideram uma onda de compras de empresas argentinas, com operações totais de oito bilhões de dólares, mas até o momento dirigidas a setores industriais e de serviços. Esta é a primeira grande operação no sector agropecuário.
Fundada por uma família de imigrantes judeus em 1910, Los Grobo atualmente é um símbolo dos novos métodos de produção no campo.
Atualmente controla a produção de soja em 160.000 hectares entre Argentina e Uruguai. Recentemente assinou contrado com o governo de Hugo Chávez para cultivar oleaginosa na Venezuela.
Fonte: AFP



