Redação –
Quatro pessoas foram presas em flagrante suspeitas de envolvimento em um esquema de desvio de carga no interior da unidade da JBS, em Dourados. O caso foi descoberto após gestores da empresa identificarem movimentações irregulares durante o processo de carregamento de um caminhão.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada após os gerentes da empresa constatarem a tentativa de furto de aproximadamente quatro toneladas de linguiça, avaliadas em cerca de R$ 120 mil. O desvio teria ocorrido com a participação de funcionários da indústria em conluio com um motorista de transportadora prestadora de serviços.
A suspeita surgiu após o comportamento considerado atípico do motorista Jocimario da Silva Barros, de 46 anos. Ele havia carregado um caminhão Scania P 310, com 9,8 toneladas de salsicha, carga que já estava lacrada, pesada e faturada. No entanto, o veículo retornou às docas, onde foi novamente carregado com quatro paletes de linguiça Seara Frescal, sem autorização.
A ação foi visualizada por supervisores da expedição, que identificaram o desvio realizado com o auxílio do conferente Kelvic José Caldera Rodriguez, de 24 anos, de nacionalidade venezuelana. Após a constatação, o motorista e o conferente foram contidos por funcionários da empresa, que impediram a saída do caminhão.
Ainda segundo a ocorrência, Kelvic confessou espontaneamente o desvio da carga e afirmou que o esquema contava com outros envolvidos, apontando como supostos líderes Rafael Evangelista dos Santos, de 28 anos, e Maria José Martinez Delgadillo, de 27 anos, ambos venezuelanos e analistas de logística da empresa.
Com base nas informações e nos documentos apresentados, como notas fiscais, os gestores acionaram a Polícia Militar. Os quatro suspeitos receberam voz de prisão por furto qualificado na forma tentada e foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) de Dourados, sem o uso de algemas.
A polícia informou ainda que o grupo já vinha sendo monitorado pelos gestores da empresa, uma vez que faltas de produtos no estoque haviam sido registradas anteriormente. Há relato, inclusive, de tentativa de suborno a um encarregado, que teria sido procurado por um dos suspeitos para permitir a prática criminosa.
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações e aos procedimentos legais cabíveis.


