fbpx

Desde 1968 - Ano 56

14.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEducaçãoFetems denuncia e repudia ação ilegal da Polícia Militar em sindicatos filiados

Fetems denuncia e repudia ação ilegal da Polícia Militar em sindicatos filiados

Redação –

Por meio de nota, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) denunciou tentativas de interferência indevida por parte de pessoas que se identificam como policiais militares no processo eleitoral da entidade.

Conforme a nota emitida pela entidade, representantes dos sindicatos municipais têm recebido ligações e visitas presenciais de indivíduos que afirmam haver uma “Ordem de Operação” da Polícia Militar com o objetivo de monitorar as eleições sindicais, sem respaldo legal ou solicitação formal das entidades envolvidas.

A Fetems afirma que esse tipo de abordagem foi registrado ao menos nos municípios de Itaporã e Três Lagoas.

Veja a nota:

Nos últimos dias têm sido recorrentes contatos, via ligação telefônica ou pessoalmente, com presidentes dos Sindicatos Municipais filiados à esta Federação ou à Comissão Eleitoral local por pessoas se identificando como policial militar, anunciando a existência de uma ORDEM DE OPERAÇÃO para monitoramento do processo eleitoral da nossa Federação sem a devida ordem legal e que tal pedido tenha sido manejado pela FETEMS e por seus 74 sindicatos afiliados.

Para não ficarmos no mero denuncismo citamos aqui apenas dois municípios onde isso ocorreu: Itaporã e Três Lagoas.

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL no caput do artigo 8º consagrou a LIBERDADE SINDICAL e a tal ORDEM DE OPERAÇÃO viola o princípio ora nominado.

A PMMS não está autorizada (por Lei e pela CF) a proceder qualquer monitoramento nas eleições sindicais da FETEMS sem que cada sindicato tenha feito tal chamamento por motivo justo e fundamentado.

Polícia pra quem precisa de Polícia.

Essa intromissão indevida será denunciada ao MP/GACEP-Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial, já que a tal ORDEM DE OPERAÇÃO nunca foi apresentada porque não pode ser dada com esse fim.

Lamentamos que agentes de segurança pública queiram afastar o parco contingente da PMMS das ruas para se prestar ao papel de interventores das nossas eleições sindicais.

Já cobramos e vamos continuar cobrando explicações do Comando da Polícia Militar do nosso Estado e do Governador, para saber se temos uma POLÍCIA DE ESTADO ou uma MILÍCIA a serviço dos interesses escusos.

Não custa lembrar aos autoritários fardados ou não: Nós ainda estamos aqui para resistir e denunciar o arbítrio.

As eleições da FETEMS, que ocorrem quadrienalmente, sempre foram transparentes, democráticas, sem violência ou tumulto e pertencem aos trabalhadores em educação, que em 46 anos de história nunca precisaram de qualquer ordem de operação.

Nossas eleições são dos TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, nunca foram e nunca serão de setores da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

PRESIDENTE DA FETEMS, PROFESSOR JAIME TEIXEIRA

COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL DA FETEMS

DIREÇÃO ESTADUAL DA FETEMS

74 SINDICATOS MUNICIPAIS FILIADOS

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS