O vereador Franklin Schmalz (PT), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, tem trabalhado pela viabilização de apoios para a realização de mais uma edição do Carnaval da ADUF Dourados. O evento, que passou a integrar oficialmente o calendário municipal de Dourados, tem se consolidado como a principal opção gratuita de folia na cidade.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF Dourados), realiza no próximo dia 17 de fevereiro, mais uma edição do tradicional Carnaval de rua. Neste ano, o tema escolhido é “Festa da Democracia”, reforçando o caráter cultural, coletivo e de valorização das manifestações populares. A programação contará com desfile, apresentações musicais e atividades voltadas ao público em geral.
O vereador tem articulado, juntamente com a deputada federal Camila Jara (PT), a viabilização de apoio estrutural por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Outra parceira da organização é a deputada estadual Gleice Jane (PT).
“Infelizmente, nossa cidade não conta com um carnaval organizado pelo município, dessa forma, temos buscado apoio com nossa bancada estadual e federal para garantir uma opção de folia gratuita para os douradenses”, destacou Franklin.
O parlamentar também pontua que é graças à ADUF que, nos últimos anos, a cidade contou com uma opção de carnaval popular e gratuito. “Se não fosse a ADUF, os sindicatos e demais parceiros, não teríamos essa opção. Ainda precisamos avançar muito nas políticas culturais do município, mas, para começar, os gestores precisam abrir as portas e apoiar as iniciativas já existentes”, completou.
O evento
O Carnaval da ADUF Dourados acontecerá no dia 17 de fevereiro. A concentração terá início às 16h, na sede da ADUF Dourados. Às 18h, o bloquinho segue para a rua acompanhado de mini-trio elétrico, levando animação e música aos foliões. A partir das 19h, a festa continua no Centro de Convenções Antônio Tonani, com shows ao vivo e programação até a noite.
Entre as atrações confirmadas estão DJ Julin Benati, Soul Samba e Ana Paula Lopes, que prometem animar o público com repertórios variados e clima carnavalesco.
Além do caráter festivo, o Carnaval da ADUF Dourados também se consolida como um importante espaço de ocupação cultural, incentivo à arte local e promoção do acesso democrático à cultura.

