A passagem de um temporal rápido provou estrado no no Distrito de Culturama, em Fátima do Sul. Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a ventania arrastando tambores e folhagens em uma das vias da comunidade.
As imagens foram divulgadas pelo Fátima News. Segundo a postagem, a ventania com chuva durou pouco mais de um minuto e meio, na tarde deste sábado (1), mas foi suficiente para deixar os moradores em alerta.
A estação meteorológica da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em Culturama, em Fátima do Sul, confirmou a instabilidade climática para a região.
De acordo com os dados, entre as 13h /14h, as rajadas de vento atingiram 139 km/h. Já a temperatura caiu de aproximadamente 35 °C para 19 ° C, com 11 milímetros de chuva.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os índices de umidade relativa do ar atingiram um pico de quase 95% durante a madrugada e o início da manhã, coincidindo com os períodos de temperaturas mais baixas. A mínima de 65% foi registrada às 15h, no horário de maior calor.
Os gráficos apontaram ainda a ocorrência de chuva em diferentes momentos do dia. O volume acumulado foi estimado entre 2 mm e 3 mm ao final do sábado. A cobertura de nuvens, especialmente as de baixa altitude, foi mais intensa durante a madrugada e o período noturno, com diminuição no período da tarde.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) já havia antecipado as possibilidades de tempestade localizada. Segundo a previsão do instituto, o primeiro dia de novembro seria marcado por sol entre nuvens e aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada.
“De forma localizada, não se descartam tempestades acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente nas regiões centro-sul, sudoeste e leste do Estado”, pontuou o boletim divulgado na sexta-feira, 31.Temporal em Culturama, Fátima do Sul.

