José Henrique Marques –
Num bate papo informal com o jornalista Lupércio Marques, da Revista Conexão Cidade, o ex-deputado federal e neopetista, Fábio Trad, desconversou sobre eventual candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2026.
Ao ser questionado, disse que pode “ser mais útil ao estado estando em Brasília defendendo o governo Lula para que o Brasil avance e cresça”, sinalizando, mais uma vez, que pretende retornar à Câmara Federal.
E realmente, a decisão é dele. Na imprensa e dentro do PT, o deputado federal e presidente da legenda em Mato Grosso do Sul, Vander Loubet (que disputará uma das duas vagas ao Senado), confirma que Fábio Trad tem autonomia para decidir seu futuro político.
Sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele disse a Lupércio Marques que “não se pode relativizar a democracia impunemente”.
Para Fábio Trad, o presidente Lula é hoje “o maior estadista vivo do mundo democrático”.
Leia a seguir, a íntegra do material publicado na revista eletrônica.
Revista Conexão Cidade – Dr. Fábio gostaria que senhor para começar nossa entrevista, se apresentasse para os nossos leitores, quem é Fábio Trad, um resumo de sua história de vida.
Fábio Trad – Nasci em Campo Grande e aqui cresci, constitui minha família e hoje, com 56 anos, olho para frente querendo cada vez mais o nosso estado.
Direto ao ponto: o senhor venceu uma eleição para deputado federal e perdeu outra, voltou, ganhou novamente e na sequencia perdeu de novo, agora o senhor se filia ao PT e retorna para uma nova eleição. Pelas estáticas o senhor ganhará novamente para deputado federal, mas, petistas e partidários de esquerda, do centro-esquerda e até correligionários e amigos da direita querem ver o senhor na disputa pelo governo do MS, como fica, o senhor é candidato ao governo ou a deputado federal?
Fico agradecido a todos os que me desejam a volta ao cenário como candidato a governador, porém penso que posso ser mais útil ao estado estando em Brasília defendendo o governo Lula para que o Brasil avance e cresça.
A família Trad tem um legado político de muita representação em nosso estado, seu pai dispensa comentários, um de seus dois irmãos, Marquinhos, chegou à prefeitura de CG, Nelsinho é atual senador, qual seu objetivo politico, qual seu sonho na politica?
Meu sonho na política não passa por qualquer desejo pessoal. Sou bem resolvido com isso. Gostaria apenas de ser útil em projetos coletivos para melhorar o Brasil e por consequência nosso estado.
Qual será sua relação com o governo federal, em particular com o presidente Lula?
A mesma de hoje. Acredito no governo Lula e trabalho no governo Lula. Quero estar ao seu lado também em eventual reeleição. É o maior estadista vivo hoje do mundo democrático.
Como o senhor viu a condenação do ex-presidente Bolsonaro, merecida ou exagerada?
Condenação baseada nas provas de um processo que garantiu ampla defesa. Não se pode relativizar a democracia impunemente.
O senhor tem dominado as redes sociais com seus comentários quase diários ou pontuais em relação a assuntos políticos, seus seguidores sobem dia a dia, senhor acha que conseguiu um espaço nas redes sociais de credibilidade?
Isto não me pauta sinceramente. Manifesto minhas posições políticas porque acho importante participar do debate. Se estão tendo repercussão positiva, creio que se deve ao fato de estar sendo sincero e não fazendo média com ninguém.
Para finalizar e já agradecendo esse bate papo, uma mensagem de fé para o o povo sul-mato-grossense.
Mato Grosso do Sul é a esperança que nos une pelo amor e fé no futuro. Muito Obrigado.