Juliel Batista –
Na tarde desta segunda-feira (8), o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Dourados, Natal Ortega, visitou a redação da Folha de Dourados para uma conversa sobre o atual cenário político municipal, estadual e nacional.
Geógrafo de formação, Natal é assessor legislativo do vereador Elias Ishy (PT) e militante histórico da sigla. Ele já presidiu o diretório municipal do partido por duas gestões e ocupou diversos cargos internos ao longo dos anos, sendo reconhecido por sua atuação na Articulação de Esquerda (AE), uma das correntes internas do PT.
Durante o encontro, Natal compartilhou suas impressões sobre as perspectivas eleitorais para 2026 e se mostrou otimista com a possibilidade de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que representaria um quarto mandato presidencial, algo inédito na história do país.
No âmbito estadual, Ortega acredita que o PT pode ampliar sua representatividade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), passando de três para quatro deputados estaduais. Também destacou que o partido deve lançar candidaturas competitivas para a Câmara Federal, ampliando sua presença no Congresso Nacional.
Além disso, Natal Ortega chamou atenção para a importância da disputa pelo Senado. Segundo ele, a pré-candidatura de Vander Loubet ao Senado é considerada “extremamente competitiva e capaz de vencer a eleição”.
Ele pondera que, embora o cenário político exija articulações complexas, o campo adversário também enfrentará obstáculos. “A Simone [Tebet] vai ter muita dificuldade para viabilizar sua candidatura aqui, até por conta do MDB, que deve estar abraçado com o Riedel”, disse. Para Natal, a candidatura de Vander é viável tanto do ponto de vista político — ou seja, para se consolidar como opção real — quanto do ponto de vista eleitoral, com chances concretas de disputar a primeira ou segunda vaga ao Senado.
Com vasta experiência em articulação política, Natal é visto dentro do partido como uma figura com capacidade de análise estratégica, tanto por sua trajetória quanto pelo envolvimento nas estruturas internas da legenda.