Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Dourados 26 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Evo Morales anuncia que vai nacionalizar ferrovias

Bolívia – 16/07/2007 O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje que começará a nacionalizar os ferrovias do país, que estão sob o controle de investidores chilenos e…

Bolívia – 16/07/2007

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje que começará a nacionalizar os ferrovias do país, que estão sob o controle de investidores chilenos e americanos, ao inaugurar um circuito turístico.
O presidente fez o anúncio na localidade de Guaqui, às margens do lago Titicaca, para onde foi de trem desde a cidade pré-colombiana de Tiahuanaco.
Durante seu discurso para inaugurar o circuito turístico entre essas duas localidades, Morales questionou a privatização parcial da Enfe (Empresa Nacional de Ferrovias), realizada em 1996, segundo a “Agência Boliviana de Informação” (“ABI”, estatal).
“O povo que nos falava de capitalização que nos diga agora onde estão os frutos desse processo. Nunca houve capitalização, mas descapitalização do povo boliviano e de nossas empresas e por isso agora vamos iniciar a nacionalização da Enfe”, declarou.
A Enfe foi privatizada parcialmente (processo que na Bolívia se conhece como capitalização). Os investidores do Chile ficaram com o controle da rede ferroviária andina, enquanto os dos Estados Unidos com as rotas orientais.
A Empresa Ferroviária Andina tem como principal sócia a companhia “Inversores Bolivian Railways S.A.”, que possui um pacote acionário de 50%, composto por capitais chilenos.
A sócia da Empresa Ferroviária Oriental é a firma Trens Continentais, filial da americana Genesee Wyoming, que também tem participação de 50%.
Em ambos os casos, outros 49% pertencem teoricamente à população boliviana, que delegou sua administração a duas empresas que gerenciam previdência privada, uma do grupo BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria) e outra do suíço grupo Zurique Financial Service.

Fonte: Folha Online

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial