Estudantes de todo o país participam do 4º Parlamento Jovem
Brasil – 01/11/2007
Os 78 estudantes de todo o País selecionados pela Câmara para participar da 4º sessão do Parlamento Jovem Brasileiro vão conhecer o processo legislativo durante uma semana. De 19 a 23 de novembro, eles vão apresentar, discutir e votar projetos apresentados por eles, além de escolher, entre eles, os líderes, o presidente e demais integrantes da Mesa Diretora.
O tema que predominou entre as propostas apresentadas pelos jovens foi educação, com 36 projetos, seguido de saúde (15), meio ambiente (13), segurança pública (9) e emprego (5). Para a educação, foram apresentadas sugestões que pretendem reverter a evasão escolar, eliminar as taxas de vestibulares e concursos para estudantes do ensino público. Há ainda um projeto que torna obrigatória a coleta seletiva do lixo em todo o País e outro que amplia o período de flagrante policial de 24 para 48 horas.
Fim do vestibular
O fim do vestibular como método de seleção de alunos para as instituições de ensino superior do país foi a proposta apresentada pelo parlamentar jovem Wendel de Souza Silva, de Mato Grosso do Sul. De acordo com o projeto, os estudantes das redes pública e particular teriam o desempenho avaliado ao longo do Ensino Médio. A nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também poderia ser usada para ajudar no ingresso à universidade.
A proposta ainda estabelece cotas de ingresso: egressos de escolas públicas têm direito a 50% das vagas; já os de escolas particulares, os outros 50%.
Fonte: Folha de Dourados



