30/09/2013 10h25
Por: Folha de Dourados
Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Juliano Pesarico e Ian Dienes Sato, foram pré-selecionados para a formação das equipes internacionais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Juliano receberá a medalha de ouro e Ian a de bronze na categoria nível 3, com notas maiores que 8,51 na prova aplicada.
A seleção é resultado da importante participação dos estudantes da Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2013. A prova foi realizada em maio, sob a orientação do professor Roberto Fujino, também coordenador das turmas de Ensino Médio,
Que organizou a participação dos alunos na disputa.
“Fiquei surpreso com o desempenho porque achei aprova muito difícil”, pontua Ian. Para Juliano, o maior número de questões envolvendo cálculos tornou a prova difícil. Estudei provas anteriores e me preparei, mas não esperava a medalha de ouro”, disse ele.
Agora, os estudantes selecionados se preparam para mais uma prova; nela, mil estudantes de todo o país disputam cem vagas na próxima fase, que selecionará dez alunos que irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
