fbpx

Desde 1968 - Ano 56

11.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaEscritor e poeta Marcos Coelho recebe a medalha General Euclydes de Oliveira...

Escritor e poeta Marcos Coelho recebe a medalha General Euclydes de Oliveira Figueiredo

A Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS) promoveu, na segunda-feira (17), palestra com o tema “Participação de Mato Grosso do Sul na Revolução Constitucionalista de 32”, ministrada por Carlos Alberto Maciel Romagnoli, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e membro do Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo. O evento foi realizado na Casa de Cultura, em Campo Grande.

O Grupo 32-MMDC busca fortalecer laços entre MS e SP, unidos na Revolução Constitucionalista de 1932, resgatando a história da participação do Mato Grosso do Sul e sua importância nesse momento histórico.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado iniciado em São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas, exigindo uma nova Constituição para o país. Embora o conflito tenha sido liderado por São Paulo, o então sul de Mato Grosso, que só viria a se tornar Mato Grosso do Sul em 1977, teve participação ativa, enviando combatentes e apoio logístico ao movimento, que durou de julho a outubro de 1932.

Escritor e poeta Marcos Coelho recebe a medalha General Euclydes de Oliveira Figueiredo
Todos os outorgados medalhistas

A Sociedade Veteranos de 32-MMDC busca fortalecer os laços históricos entre São Paulo e Mato Grosso do Sul por meio de diversas iniciativas, incluindo a criação de monumentos em Campo Grande em memória dos mortos sul-mato-grossenses na Revolução, o traslado dos restos mortais do General Bertholdo Klinger – importante liderança do movimento – para a capital sul-mato-grossense, a criação do dia 10 de julho como data magna do estado e a realização de desfiles anuais em SP e MS para lembrar a Revolução de 32.

Também se prestou homenagens à autoridades e ao Comando Militar do Oeste, além da promoção de eventos culturais e publicações científicas sobre o tema.

Dentre os homenageados, o Poeta e Escritor Marcos Coelho, o atual Presidente da Academia Douradense de Letras – ADL, destacado escritor e poeta sul-mato-grossense, que há muitos anos dedica-se ao enaltecimento das belas letras de Mato Grosso do Sul no cenário Nacional e Internacional. Ele recebeu a medalha General Euclydes de Oliveira Figueiredo

Escritor e poeta Marcos Coelho recebe a medalha General Euclydes de Oliveira Figueiredo
Medalha

Marcos Coelho Cardoso – Escritor, Ator, Poeta, Contador de Histórias, Jornalista, Educador Ambiental e Professor. Natural de Fátima do Sul/MS. Graduado em Letras (UFMS, 2004). Membro Titular e PRESIDENTE da Academia Douradense de Letras – Dourados/MS. Membro: União Brasileira de Escritores – UBE/MS; Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG. Sócio Efetivo da Associação Cultural Mãos que Tecem Histórias AACMQTH. Participante Benemérito da Associação Cultural Nsa. Sra. de Fátima. Obras publicadas: Dourados e sua Natureza em Prosa, Poesia e Cordel (Seriema, 2013); Poesia em Cores (Seriema, 2014); Gotas de Poesia… De Um Jovem Poeta… (Marques, 2014. Português/Espanhol). ADL 25 anos (Biblio, 2018), Ecos do Brasil (In-Finita: Lisboa, 2021); E-book: Fragmentos e Poesias: Pedaços de Mim… (Seriema: Dourados/MS, 2022); Coautor da Coletânea Internacional Entre Rosas, Tuiuiús e Bonecas de Milho (In-Finita: Portugal, 2023); ADL 30 anos Jubileu de Pérola (Biblio Editora, 2023); ADL 32 anos Jubileu de Pinho (Biblio Editora, 2024), A Noiva de Papel (Vida Produções, 2024); entre outras produções nacionais e internacionais. Apresentador da Live Domingueira no Instagram há aproximadamente cinco anos. Entrevistas em forma de bate-papo com artistas, profissionais, pessoas que fazem diferença em seus meios e comunidades. Aos domingos no Instagram @marcoscoelhocardoso às 19h30 hora de Mato Grosso do Sul e 20h30 hora de Brasília/Brasil. Esse moço é um dos ícones culturais de Mato Grosso do Sul.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS