O escritor bela-vistense, mas radicado há várias décadas em Dourados, Brígido Ibanhes, será homenageado durante o Festival de Cinema “Um País Chamado Fronteira”, que será realizado de 29 a 31 de agosto de 2025, em Ponta Porã, cidade que carrega em sua essência a integração viva entre Brasil e Paraguai.
De acordo com os organizadores, a edição deste ano do Festival é nomeada a partir de uma frase de autoria de Ibanhes – “Nasci num país chamado fronteira” — presente no livro Chão do Apa, “expressão que sintetiza, com sensibilidade e força poética, a identidade cultural e humana desta região”.
“Reconhecemos em sua trajetória literária uma das mais relevantes contribuições para a literatura sul-mato-grossense e para a valorização da memória, da história e da imaginação fronteiriça”, afirmam a secretária Municipal de Desenvolvimento Integrado, Raquel Caroline Lageano Quintino, e a cineata Marineti Pinheiro, da Sonhares Filmes.
Ainda no convite, Raquel e Marineti assinalaram que “a homenagem será um tributo à sua obra, ao seu papel como referência literária do Estado e à sua presença inspiradora para escritores, artistas e leitores. Sua participação neste momento simbólico será motivo de orgulho para toda a comunidade cultural e para o público do festival. Contamos com a sua presença para celebrarmos, juntos, a força das palavras e das imagens que unem povos e constroem pontes culturais”.