23/07/2020 10h21 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
Policiais militares ambientais de Aquidauana receberam denúncias de que uma obra estaria causando grandes degradações ambientais, na avenida Cristo Redentor. Durante a vistoria, na tarde desta quarta-feira (22), os policiais verificaram que a obra era devidamente licenciada pelo órgão ambiental, porém, os condicionantes da licença não estavam sendo cumpridos.
Conforme informações da PMA, tratava-se de uma obra de captação de águas pluviais, executada por duas empresas de engenharia, ambas de Campo Grande, que continha em seu projeto, a construção de dois dissipadores de energia, que servem para reduzir a força da água captada na chegada ao curso d’água. Cada dissipador era construído por uma empresa.
Ocorre que as condicionantes da licença obrigavam que os dissipadores fossem construídos respeitando 30 metros de matas ciliares do córrego, que é de preservação permanente (APP) e protegida por lei, porém, um dissipador estava sendo construído a sete metros e o outro a 11 metros do leito do manancial.
As atividades dos dissipadores foram interditadas. As empresas infratoras foram autuadas administrativamente e foram multadas em R$ 50.000,00 cada uma. Os responsáveis também poderão responder por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. As empresas foram orientadas a procurarem o órgão ambiental para a possível regularização ou alteração na obra. (DouradosNews)
