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Empresas que se destacaram durante pandemia agora lutam para sustentar negócios

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Poucas empresas cresceram mais em meio à turbulência econômica da pandemia do que a Peloton nos Estados Unidos.

Com as pessoas impossibilitadas (ou sem vontade) de ir à academia, os consumidores correram para comprar seus equipamentos de ginástica e, mais importante, se inscrever em suas aulas online. A Peloton registrou seus primeiros lucros trimestrais no ano de 2020, com a receita saltando 139% e as ações subindo 434%.

O impulso durou pouco. À medida que as academias reabriram e as assinaturas de aulas e as vendas de equipamentos caíram, o mesmo aconteceu com as perspectivas da empresa.

Na quinta-feira (25), depois de publicar uma perda fiscal pior do que o esperado no quarto trimestre, o CEO da Peloton, Barry McCarthy, escreveu em uma carta aos investidores que “os opositores vão olhar para o nosso desempenho financeiro no quarto trimestre e ver um caldeirão de receita em declínio, margem bruta negativa e perdas operacionais. Eles dirão que isso ameaça a viabilidade do negócio.”

McCarthy, no entanto, vê grandes coisas pela frente para a empresa, apesar de seus problemas, alegando que a Peloton fez um progresso significativo em seus esforços de recuperação e interrompendo sua taxa de queima de caixa.

Os investidores não compartilham sua fé. As ações perderam mais de 90% de seu valor desde o final de 2020 e agora valem menos da metade do que valiam no início daquele ano.

A Peloton dificilmente é o único vencedor da pandemia a se transformar recentemente em um perdedor pós-pandemia. Várias empresas que se convenceram – e aos investidores – de que estavam bem posicionadas para continuar crescendo após o recuo da crise sanitária se mostraram erradas.

Aqui estão alguns outros sucessos de 2020 que se tornaram insucessos em 2022:

Wayfair

A pandemia forçou as pessoas a ficarem em casa e, em milhões de casos, a começar a trabalhar a partir daí. Muitos pegaram o dinheiro que estavam economizando por não se deslocarem ou tirarem férias para comprar móveis e outros itens para enfeitar suas casas.

Essa farra de compras de bens domésticos chegou a um impasse. Os consumidores mudaram suas prioridades de compra, especialmente em meio aos preços altíssimos de itens essenciais, como alimentos e gasolina, que forçaram muitas famílias a reduzir compras não essenciais. Agora, é mais provável que essas compras sejam para coisas como planos de viagem atrasados ​​​​e não para mais coisas.

A mudança nos gastos atingiu uma ampla gama de varejistas, incluindo gigantes como Walmart e Target. Mas talvez o garoto-propaganda das empresas que estão se recuperando dessa mudança seja a varejista on-line de artigos para o lar Wayfair, que acaba de anunciar que está cortando 5% de sua equipe. Ao fazer o anúncio, o CEO admitiu que a empresa estava otimista demais sobre seu potencial de crescimento contínuo.

“Crescemos a Wayfair significativamente para acompanhar o crescimento do comércio eletrônico na categoria doméstica. Estávamos vendo os ventos a favor da pandemia acelerarem a adoção das compras no comércio eletrônico e, pessoalmente, me esforcei muito para contratar uma equipe forte para apoiar esse crescimento”, disse o CEO Niraj Shah em uma carta aos funcionários anunciando as demissões. “Este ano, esse crescimento não se materializou como havíamos previsto. Nossa equipe é muito grande para o ambiente em que estamos agora e, infelizmente, precisamos nos ajustar.”

Não é apenas que a empresa não está crescendo tão rápido quanto antes. Como a Peloton, a Wayfair mudou para a marcha ré e para a tinta vermelha. A receita nos primeiros seis meses deste ano caiu 14% e acabou de registrar um prejuízo líquido de US$ 697 milhões em comparação com um lucro de US$ 149 milhões no mesmo período de 2021.

As ações da Wayfair, que subiram 482% entre o final de março de 2020 e o final de março de 2021, essencialmente desistiram de todos esses ganhos.

Shopify

A empresa de software canadense que ajuda os varejistas a vender on-line também foi um grande destaque quando as empresas foram forçadas a adotar o comércio eletrônico por causa da pandemia. No mês passado, seu fundador e CEO anunciou que Shopify estava cortando 10% de sua equipe porque seu crescimento contínuo “a aposta não valeu a pena”.

“Shopify sempre foi uma empresa que faz as grandes apostas estratégicas que nossos comerciantes exigem de nós – é assim que temos sucesso”, escreveu o CEO Tobi Lutke em um memorando aos funcionários anunciando as demissões.

O crescimento do comércio eletrônico pré-Covid da empresa foi constante e previsível, disse ele, mas os primeiros dias da pandemia trouxeram um aumento nunca previsto nas vendas.

“Esse aumento foi um efeito temporário ou um novo normal? E então, dado o que vimos, fizemos outra aposta: apostamos que o mix de canais – a parcela de dólares que viajam pelo comércio eletrônico em vez do varejo físico – seria saltar permanentemente à frente por cinco ou mesmo 10 anos”, disse ele. “Não podíamos ter certeza na época, mas sabíamos que, se houvesse uma chance de que isso fosse verdade, teríamos que expandir a empresa para corresponder.”

Os bons tempos não evaporaram tão rapidamente quanto para alguns dos outros vencedores da pandemia. Mas eles certamente retrocederam.

Embora a receita tenha aumentado 18% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o ano anterior, os custos da Shopify, inclusive para pesquisa e desenvolvimento, quase dobraram.

A empresa também sofreu uma perda de US$ 1 bilhão em seus investimentos de capital no segundo trimestre, fazendo com que ela oscilasse para um prejuízo líquido de US$ 2,7 bilhões no período, ante um lucro de US$ 2,1 bilhões no ano anterior.

As ações da empresa continuaram em alta até 2021, mas caíram 75% até agora este ano.

Zoom

A plataforma de reuniões online não está enfrentando os mesmos desafios que alguns dos outros vencedores da pandemia. Milhões de pessoas ainda estão trabalhando remotamente, pelo menos parte do tempo, e o Zoom ainda é lucrativo.

Mas os lucros caíram 71% no primeiro semestre deste ano por causa do aumento dos custos. A empresa vem superando as previsões de lucro e o preço de suas ações ainda está um pouco acima dos níveis pré-pandemia.

O Zoom reportou receita mais fraca do que o esperado esta semana e deu uma perspectiva que decepcionou os investidores, fazendo com que as ações caíssem 17% no dia em que a empresa divulgou os resultados.

No ano, as ações do Zoom caíram 56% e caíram 86% desde o pico no final de outubro de 2020, quando a pandemia estava em fúria e não havia vacinas amplamente disponíveis.

Parte da culpa pela queda pode ser atribuída aos investidores, que se anteciparam e elevaram o preço das ações em 765% entre o final de 2019 e seu pico 10 meses depois.

Além disso, todas as boas notícias sobre como vencer o Covid foram consideradas más notícias para o Zoom: as ações caíram 25% nos dois dias após as notícias do sucesso da Pfizer nos testes clínicos de uma vacina contra o Covid em novembro de 2020.

Netflix

Netflix fez muito sucesso muito antes de alguém ouvir falar do Covid-19. Mesmo diante do aumento da concorrência de streaming, a plataforma teve um sucesso em 2019, já que dois filmes originais, “O Irlandês”, de Martin Scorsese, e “História de um Casamento”, de Noah Baumbach, atraíram espectadores e indicações de melhor filme. “The Crown” voltou para uma terceira temporada com um novo elenco.

Com essa formação, as ações da Netflix ganharam 21% ao longo de 2019, com sua receita subindo 28%. O serviço adicionou 27 milhões de assinantes globalmente durante o ano.

Mas as coisas realmente começaram a funcionar com os bloqueios da pandemia. A Netflix adicionou 16 milhões de assinantes nos primeiros três meses de 2020 e encerrou o ano superando 200 milhões de assinantes pela primeira vez.

As ações da Netflix também dispararam, mais que dobrando de valor desde o início de 2020 para um recorde de US$ 691,69 em novembro de 2021.

Mas a concorrência aumentou. No primeiro trimestre deste ano, a empresa perdeu 200.000 assinantes globalmente, a primeira queda de assinantes em uma década, e nem perto do ganho de 2,5 milhões que havia previsto anteriormente. No segundo trimestre, perdeu mais 970.000.

A empresa também vem perdendo o apoio dos investidores. As ações da Netflix perderam quase dois terços de seu valor no acumulado do ano, embora tenham se recuperado de uma baixa de 12 meses em maio, quando os investidores estavam se preparando para perdas ainda maiores de assinantes.

(CNN)

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