Pular para o conteúdo
Sexta-feira, 6 de novembro de 2026 Dourados 25 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Embrapa de Dourados empossa novos membros do CAE

Cidade – 04/04/2008

Na próxima semana, dia 10, quinta-feira, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados-MS, acontece a primeira reunião do ano do Comitê Assessor Externo (CAE), com a posse dos novos conselheiros e do diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Geraldo Eugênio de França.
O CAE, criado em 2004, tem como missão assessorar as Unidades da Embrapa em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação. Esse órgão consultivo é composto por pessoas da sociedade, ligadas ao setor produtivo, educacional, comerciário, empresarial, agropecuário, dentre outros. Os membros do CAE colaboram, voluntariamente, com a gestão Embrapa e seus mandatos têm duração de dois anos.
Na Unidade de Dourados, o CAE é composto por José Geraldo Eugênio de França (diretor-executivo da Embrapa) – presidente, Fernando Mendes Lamas (chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste) – vice-presidente e Guilherme Asmus (chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), secretário-executivo, todos ligados à Embrapa.
Representando a sociedade, os novos conselheiros que tomam posse nesta quinta-feira são: Celso Arruda (delegado federal do desenvolvimento agrário de Mato Grosso do Sul), Damião Duque de Farias (reitor da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD), Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores (professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), Fábio Edir dos Santos Costa (diretor-presidente da Fundect), Geraldo Teixeira de Almeida (presidente da Federação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul – Fetagri), John Landers (diretor da Associação de Plantio Direto no Cerrado), José Trevelin Júnior (diretor da Usina Eldorado Ltda.), Marcelo Troche (vice-presidente do Foro Brasil-Paraguai) e Olácio Komori (coordenador técnico da Associação dos Produtores Orgânicos de MS – APOMS).

Esta composição terá como primeira atividade colaborar na elaboração do IV Plano Diretor da Unidade (PDU), auxiliando no delinear de novas linhas de pesquisa e diretrizes para a Embrapa em Dourados. “A participação do CAE contribuirá para nortearmos este novo PDU”, frisa Fernando Mendes Lamas, chefe-geral da Empresa.
Outra ressalva de Lamas é a multidisciplinaridade do Comitê, onde “há representantes de diversos segmentos da sociedade e de toda área de abrangência da Unidade”.
Programação – a condução da reunião fica a cargo do diretor-executivo, Geraldo Eugênio. O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Guilherme Asmus apresentará um resumo analítico das ações do Centro de Pesquisa em 2007 e Fernando Lamas, as propostas de trabalho para 2008.
Na programação também constam as palestras “Dinâmica ambiental de pesticidas em áreas de cultura do algodoeiro”, com a professora da UFMT, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores; e “Avanços de pesquisa com fixação biológica de nitrogênio na cultura do feijoeiro”, com o pesquisador da Embrapa, Fábio Martins Mercante.

Fonte: Folha de Dourados

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial