Desde 1968 - Ano 56

34.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioColunista'Em janeiro não se paga salário' - crônica de Elairton Gehlen

‘Em janeiro não se paga salário’ – crônica de Elairton Gehlen

- Advertisement -

Elairton Gehlen – escritor 

Já eram quase sete da noite quando o marido chegou em casa e a empregada ainda estava lá aguardando pelo pagamento que deveria ter sido feito no dia anterior, não dava mais para esperar porque as contas estavam vencidas e cada dia o juro ia aumentando. 

– Diga a ela que em janeiro não se paga salário, que as despesas do final de ano foram altas e não sobrou nada no caixa para o pagamento de salário. 

– Mas a Maria precisa pagar suas contas! 

– Em janeiro não se pagam contas, esse é o exemplo que vem de cima, do prefeito, a maior autoridade do município! 

E autoridade não se discute, nem do Prefeito e nem do Marido, quando este ou aquele fala, melhor não discutir! Também não se discute quando quem fala é o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais que orientou aos funcionários que não paguem nenhuma de suas contas neste mês, e entrou com uma ação coletiva na justiça para garantir a equiparação com o Poder Executivo Municipal, do direito de não pagar as contas. 

– A empregada disse que não trabalha mais aqui se não receber o salário! 

– Calma, Janete! Meu amor, você já viu algum funcionário da prefeitura faltar ao trabalho porque não recebeu o salário? Não! Eles continuam trabalhando. Amanhã a Maria vai estar aqui fazendo tudo que sempre faz, e sem receber o salário! 

– Mas, agora é diferente, o juiz autorizou, em caráter liminar que nenhuma conta atrasada poderá ser executada até que todos recebam seus salários! Será um caos! Sem receber os pagamentos, o comércio não tem lucro, a Enersul terá prejuízo e até as igrejas perderão nos dízimos. Me diz, como um trabalhador irá pagar o dízimo se não recebeu o salário? Quanto é dez por cento de zero? 

– Lucro e prejuízo são próprios do capitalismo! Se as empresas não têm lucro, e ainda têm prejuízo, alguém está ganhando com isso. Se não são as empresas, que são capitalistas, então só podem ser os trabalhadores. Percebeu, isso deve ser coisa dos comunistas! Esse prefeito está querendo destruir o capitalismo! 

– E você também! Não pagou o salário da Maria. 

– Pensa bem Janete, se as empresas não têm lucro, também não pagarão os salários dos seus empregados, que não pagarão suas contas para os empresários que outra vez não terão lucros… 

– Isso é uma revolução, homem! Os comunistas estão tomando o poder! 

– Sim, agora só falta avisar os comunistas! 

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -