Desde 1968 - Ano 56

31.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoEm dois meses, ações da prefeitura melhoram atendimento à população de Dourados

Em dois meses, ações da prefeitura melhoram atendimento à população de Dourados

Dourados – 16/12/2010

Garantir atendimento digno aos moradores tem sido o principal objetivo da Prefeitura de Dourados. Após assumir o cargo interinamente, no dia 8 de outubro, a prefeita Délia Razuk determinou prioridade às ações voltadas para a população, principalmente os trabalhadores da periferia.
 
Saúde, educação e serviços públicos têm sido os eixos principais desta administração. “Sabemos o quanto o povo de nossa cidade tem sofrido sem atendimento de saúde, por não ter uma escola de qualidade para o filho, por morar em uma cidade com as ruas cheias de buracos e por conviver com infestação de dengue. Desde o primeiro dia de nossa administração, estamos dedicando cada minuto do tempo para amenizar essa situação”, afirmou a prefeita.
 
Diante da situação financeira caótica encontrada na prefeitura, Délia Razuk ordenou medidas emergenciais de contenção de gastos, regularização de contratos com fornecedores e retomada de obras importantes.
 
Seguindo todos os critérios da lei, processos de licitação estão sendo abertos para garantir melhores serviços à população. Entre os quais destacam-se licitações para compra de merenda escolar para escolas e Ceims, medicamentos e serviço de tapa-buraco, já executado nos trechos mais críticos.
 
Mesmo com pouco dinheiro em caixa e priorizando a manutenção de serviços essenciais e o pagamento de salários e 13º do funcionalismo, a prefeita determinou várias ações, algumas já concluídas e outras em execução.
 
Saúde
A área de saúde foi o setor prioritário. Uma intensa campanha de combate à dengue está sendo executada e os resultados já apareceram. O número de casos da doença caiu pela metade em novembro, graças às ações realizadas nos bairros por agentes de saúde e voluntários.
 
Também está sendo realizada uma campanha de cirurgias ginecológicas para atender cerca de 200 mulheres que em alguns casos esperavam pelo atendimento há dois anos. A meta é operar pelo menos 30 ainda neste ano. Mutirões nas áreas de oftalmologia e otorrino também integram essa ação.
 
Duas das dez Unidades Básicas de Saúde que estavam em reforma há meses já foram concluídas e entregues: a unidade “Archiduque Fernandes”, na Vila Hilda, e a “Julvis Arruda de Mattos”, no BNH 4º Plano, homenageando também expoentes da Medicina douradense.
 
Délia Razuk também determinou o início das obras de construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), custeada com recursos federais e contrapartida do município. A unidade já começou a ser construída em área de 1.300 metros quadrados cedida pelo município, na Rua Coronel Ponciano com Frei Antonio, no Jardim Terra Roxa.
 
O Ministério da Saúde liberou R$ 2,6 milhões para a construção da UPA e aquisição de materiais e equipamentos. A unidade terá capacidade de atender até 450 pacientes num período de 24 horas. Pelo menos seis médicos trabalharão em regime de plantão.
 
A prefeita considera a má gestão dos recursos públicos como a principal causa dos problemas da saúde pública. “A demanda é cada vez maior e os recursos nunca são suficientes. Mas se o dinheiro destinado à saúde fosse bem aplicado, se o critério de contratação dos profissionais fosse apenas técnico e se o administrador tivesse uma preocupação maior com a população, certamente os problemas seriam menores e nossa gente não estaria sofrendo tanto”, avalia.
 
A mudança administrativa na Secretaria Municipal de Saúde incluiu a contratação de uma consultoria de Campo Grande para orientar a nova equipe. Mais médicos foram contratados para as unidades de saúde e a atual administração tomou medidas necessárias para colocar em funcionamento o novo aparelho de raio-X do PAM (Pronto Atendimento Médico).
 
75 anos
Mesmo com pouco dinheiro em caixa, a administração municipal não deixou o aniversário de 75 anos passar em branco. Uma extensa agenda, com pelo menos cem eventos, foi elaborada pela prefeitura para marcar a data. A programação começou no dia 29 de novembro e vai até o último dia do ano.
 
Por decisão da prefeita Délia Razuk, a Praça Antonio João deixou de ser um canteiro de obras inacabadas e foi reaberta no dia 7 de dezembro. “Muita gente não queria a abertura agora porque a obra não estava pronta. Mas hoje vemos que tomamos a decisão certa. Sinto uma satisfação enorme e uma grande emoção ao ver tantas pessoas voltando a freqüentar a nossa praça. A praça voltou a ser do povo”, declarou a prefeita, e ponto de encontro das famílias douradenses.
 
Outra importante ação incluída na programação de aniversário será a inauguração das obras do aeroporto municipal “Francisco de Mattos Pereira”, no dia 20. O local passou por uma série de melhorias e se prepara para receber voos de aviões de maior porte.
 
Vários outros eventos estão sendo organizados na cidade e nos distritos durante o mês de dezembro. São ações como o Palco Itinerante e o “Natal nas escolas do campo e das aldeias”, realizado em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino localizadas nos distritos e na Reserva Indígena de Dourados. O projeto leva música, entretenimento e diversão, além de incentivar a união entre as famílias.
 
A programação inclui também a Festa da Padroeira, realizada no dia 8 de dezembro, competições esportivas, eventos culturais e os concursos Luzes de Natal e de Vitrines. Fórum de Turismo, cantatas natalinas em todos os distritos e exposição de painéis sobre a história de Dourados em um museu aberto também fazem parte das comemorações. A galeria dos ex-prefeitos, ex-deputados estaduais e ex-deputados federais é outro marco histórico, que será inaugurado no dia 17 de dezembro. Outra novidade será o bolo de 75 metros de comprimento que será servido na Praça Antonio João, no dia de aniversário.
 
A área central recebeu a decoração natalina, que neste ano priorizou os postes mais altos dos canteiros centrais. Foram instaladas milhares de luminárias na Avenida Marcelino Pires. A decoração se estende da rotatória da Melvin Jones até o cruzamento com a José de Alencar, próximo ao shopping. Em frente à praça foi montado um túnel feito de luzes e instalada uma árvore de Natal.
 
Servidores
A atual administração resolveu um problema que se arrastava há quase uma década e corrigiu os salários de 1.500 servidores amparados pelo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), criado pela lei complementar 117. O projeto de lei encaminhado pela prefeita Délia Razuk foi aprovado pela Câmara e entra em vigor em 1º de janeiro.
 
Segundo ela, a correção do PCCR 117 foi o primeiro passo. “Sabemos da importância dos nossos servidores e entendemos que todos eles merecem ganhar um salário melhor. Sou uma defensora da valorização profissional no serviço público, mas temos que saber nossos limites. Não podemos corrigir o salário de todos os servidores de uma vez. Mas precisávamos dar o primeiro passo e foi isso que fizemos”.
 
A equipe técnica da prefeitura já iniciou os estudos para corrigir as tabelas de salário de servidores de nível fundamental e médio do chamado PCCR 118, que engloba o funcionalismo da educação.
 
Ações nos bairros
As ações comunitárias foram retomadas nos bairros de Dourados. Durante um dia, a estrutura da prefeitura e entidades e empresas parceiras levam atendimento aos moradores de determinada região da cidade. As ações permitem também intensificação da campanha de combate à dengue – assunto que recebeu atenção especial da prefeita.
 
Teatro e Douradão
Através do empenho da prefeita Délia Razuk, o Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, está mais próximo de ser liberado para a realização de jogos oficiais. A prefeitura iniciou o cumprimento de etapas exigidas pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). São laudos de vistorias da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).
 
Já o Teatro Municipal, que estava ameaçado de interdição pelo Corpo de Bombeiros, voltou a ser palco de eventos culturais. Após anos de abandono, sem contar com iluminação adequada e faltando até extintores, o teatro passou por uma manutenção geral, feita em tempo recorde para a realização do 28º festival de dança da Academia Anna Pavlowa e as demais atividades da agenda cultural de final de ano.
 
Também por decisão direta da prefeita, o município de Dourados voltou a ter Secretaria de Planejamento com o desmembramento da Secretaria de Obras. Para Délia Razuk, a falta de uma pasta específica para cuidar do planejamento prejudicou o andamento de projetos e documentos e atrasou a liberação de recursos para obras.
 
Outras ações
Ações importantes foram adotadas em todos os setores da administração municipal. No dia 7 de dezembro, Dourados recebeu do Ministério da Pesca e Aquicultura um “caminhão feira do peixe”, projetado para armazenagem e comercialização de pescado.
 
Único no Estado a receber o veículo, o município de Dourados foi beneficiado por promover o desenvolvimento da piscicultura na cidade e região. Nesta primeira etapa, foram contemplados 150 municípios através do programa Peixe nos Bairros. O caminhão vai aproximar o piscicultor do consumidor, com a venda direta nos bairros, contribuindo para o aumento da renda de quem produz, de quem pesca e na redução do preço final.
 
Neste mês de dezembro, Dourados passou a integrar a rede nacional “Amamenta Brasil”. Criado em 2008, o programa é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno nas unidades de Atenção Básica à Saúde.
 
O município é o segundo do país a ser credenciado no programa, através dos postos de saúde da Vila Hilda, Cuiabazinho, Parque das Nações II, Jóquei Clube, Cachoeirinha, BNH 4° Plano, Jardim Ouro Verde e Jardim Maracanã.
 
A Prefeitura de Dourados voltou a valorizar o trabalho dos jornalistas da cidade. No dia 9 de dezembro foi entregue o Prêmio de Jornalismo Julio Marques de Almeida. Instituído em 2004 para premiar as melhores produções jornalísticas locais nas categorias TV, Rádio, Online, Mídia Impressa e Imagem Fotográfica, o concurso voltou a ser realizado neste ano com trabalhos produzidos sob o tema “Dourados e suas potencialidades”.
 
O município de Dourados iniciou em novembro processo de implantação de um ecoponto para receber todo o tipo de lixo eletrônico. A destinação desse tipo de material cumpre a Lei Estadual 3.970, em vigor desde 18 de novembro deste ano.
 
As regras para reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico já estão sendo aplicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente). Por determinação da prefeita Délia Razuk, a cidade deve ser uma das primeiras do Estado a se adequar à nova lei.
 
Com a criação desse ecoponto, a destinação de produtos eletrônicos que não têm mais utilidade, mas que se não forem devidamente descartados podem causar sérios impactos ambientais, como computadores, telefones celulares, baterias de celular, aparelhos de TV e de rádio e pilhas do tipo alcalina passa a ter um local apropriado.
 
Por esse resumo de ações, a prefeita Délia Razuk entende que a união de toda a comunidade e das forças produtivas contribui, efetivamente, para a retomada da normalidade no Município. “ Estamos fechando 2010 com várias conquistas e uma certeza: 2011 será muito melhor para todos”, conclui Délia.

Fonte: Assecom

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS